As melhores estratégias para detalhar processos complicados em treinamentos online

Fluxogramas, ilustrações, vídeos: confira como explicar processos e conceitos complexos no e-Learning

Procedimentos são ações orientadas por um passo a passo, por instruções. No ambiente profissional, frequentemente, realizamos procedimentos para aprimorar o trabalho, mitigar problemas e criar novos projetos e soluções.

Mas como explicar procedimentos em um treinamento onlineDando sequência ao último post sobre como esclarecer conceitos em treinamentos no formato e-Learning, selecionamos exemplos de ferramentas bastante úteis nesse processo de "tradução" da informação complexa. Confira!

Fluxograma – Elaborado com figuras geométricas unidas por setas, um fluxograma é a representação gráfica de um fluxo de trabalho ou de uma sequência de ações para completar qualquer tarefa ou projeto. Podemos usá-lo para visualizar um processo com muitas etapas. Para desenvolver um fluxograma, é necessário estabelecer um objetivo e determinar todas as etapas que deverão ser cumpridas para conquistar esse objetivo. Para tornar seu fluxograma mais interessante e dinâmico, você pode fazê-lo em forma de animação ou infográfico (representação visual gráfica).

Ilustrações – Você pode usar ilustrações quando uma ideia é muito complicada para ser explicada apenas por texto, quando o conteúdo requer exemplos visuais, por exemplo, desenhos, mapas, tabelas, gráficos e fotografias. Esses recursos facilitam a compreensão, pois ajudam a esclarecer, exemplificar e demonstrar aspectos relevantes (e talvez mais complicados) de determinada informação.

Interações de Hot Spot – Esses “locais ou pontos de destaque” (tradução livre) são extremamente interessantes para informar e, ao mesmo tempo, chamar o colaborador a participar. Isso porque você pode destacar (até com outra cor), de forma simples e prática, partes importantes em figuras e textos de seu material, o que desperta a atenção do colaborador e o leva a clicar na área instintivamente. O clique então pode conduzi-lo a um novo slide ou tela com informações complementares. Esse tipo de interação é excelente para explicar elementos isolados ou processos isolados em uma.

Vídeo – Já fizemos alguns posts tratando da importância dos vídeos para a apresentação de conteúdos complexos. Essa solução é extremamente útil para demonstrar, por exemplo, o passo a passo de um processo, quando a teoria não basta e o colaborador tem a necessidade de visualizar exemplos práticos. Ela também é perfeita para a transmissão de orientações e mensagens relacionadas a aspectos comportamentais, quando líderes precisam comunicar iniciativas ou até mesmo motivar o time. 

De olho nas necessidades do mercado, a MicroPower desenvolveu duas soluções que se complementam: Video4Performance e MicroPower Media Services. A primeira tem como diferencial a criação de vídeos com estratégias personalizadas e o uso da metodologia dos quatro momentos da necessidade de conhecimento:
 
1 – New knowledge: necessidade de capacitar os colaboradores em um novo conhecimento.
2 – More knowledge: necessidade de aprofundar o conhecimento da equipe.
3 – Apply/Remember: necessidade de aplicar conhecimento para fixar o que aprendeu em treinamentos anteriores.
4 – Solve: necessidade de aplicação de treinamento para solucionar problemas.

Já o MicroPower Media Services foi desenvolvido para o armazenamento e compartilhamento de arquivos. “Ele possibilita a gestão e a distribuição de vídeos com streaming adaptativo à velocidade de conexão do usuário e o suporte aos principais protocolos de streaming existentes no mercado, entre eles, RTMP, HTTP Streaming (RTMPT, HDS, HLS e HTML5 – Pseudo Streaming), podendo ser usado para outros fins como lançamento de produtos, distribuição de conteúdo no formato de áudio, download de documentos genéricos, comunicação corporativa e apresentações, além do treinamento a distância (e-Learning)”, destaca Michel Musulin, diretor de operações e qualidade da MicroPower. 

Confira também: 

Referência: SHIFT eLearning Blog

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading