Como definir objetivos de aprendizagem

Até o final deste post, você será capaz de definir objetivos de aprendizagem

Mas, o que são objetivos de aprendizagem? Resumidamente, promessas de aprendizagem. Eles informam ao público-alvo o que poderá ser aprendido ao término de uma formação.

Eles são importantes por várias razões. Em primeiro lugar, possibilitam que os alunos decidam por fazer ou não o curso em questão. Em segundo lugar, optando por fazê-lo, os objetivos de aprendizagem funcionam como um roadmap. Ao comparar seu progresso com a lista de objetivos, os alunos terão uma ideia geral de quanto conteúdo ainda resta para finalizar o curso. 

Por fim, os objetivos de aprendizagem ajudam a manter o conteúdo direcionado e focado durante a sua concepção/produção. Tudo, incluindo avaliações, deve amarrar um ou mais dos objetivos de aprendizagem. Se algum conteúdo não estiver se enquadrando, deve-se revisar os objetivos definidos.

Para criá-los, basta seguir uma sequência de três passos:

  1. Identificar o período de tempo e público-alvo
  2. Usar um verbo de ação
  3. Descrever a tarefa específica que o aluno terá que realizar

Exemplo: Até o final deste post, você será capaz de definir objetivos de aprendizagem, reconhecer por que eles são importantes e criá-los. Isso é um objetivo de aprendizado! Ok, são três objetivos de aprendizado em um só. Vamos simplificar:


O verbo de ação é crucial. Ele precisa fornecer uma maneira mensurável de determinar se o aluno cumpriu com sucesso ou não o objetivo de aprendizagem. Você pode usar uma lista de verbos (taxonomia de bloom) para ajudá-lo a encontrar verbos de ação adequados.

Dica: palavras como "conhecer" e "entender" não devem ser usadas, pois não dão o aluno uma visão clara do que eles precisam fazer e, como resultado, são difíceis de medir.

Para finalizar, compartilho um link para "automatizar" a tarefa de definir objetivos. Ele utiliza uma sequência diferente de elaboração da apresentada aqui, mas não altera o resultado final desejado. Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading