Três dicas de como usar vídeos em seus treinamentos

Treinamentos realizados por meio de vídeos, tendência entre as organizações 

Com smartphones e tablets cada vez mais acessíveis, telas de altas resoluções, mais velocidade e conectividade, o consumo de vídeo continua a crescer. Essa tendência também já é percebida no e-Learning por motivos óbvios: os vídeos possibilitam maior interação, ajudam no processo de retenção do conhecimento, reduzem o tempo de aprendizado e demonstram processos complicados de maneira direta.

As pessoas têm mais facilidade para assimilar informações a partir do vídeo, isso porque o formato cria um ambiente de aprendizagem imersiva ao reunir textos, imagens e sons. Por esses e tantos outros motivos, se você tinha dúvidas sobre incluir a ferramenta nos treinamentos de sua empresa, parta para a ação! Selecionamos três dicas do SHIFT eLearning Blog de como usar vídeos em treinamentos. Confira!

1 | Pequenas entrevistas ou pílulas de conhecimento
Crie materiais de dois a três minutos com especialistas ou outras fontes conhecidas para abordar temas interessantes para o time. Cada entrevista/vídeo pode abordar um tópico diferente e ser complementada por indicações de leitura, áudios, discussões em salas de aula (físicas) e em comunidades virtuais.

2 | Depoimentos
Depoimentos que podem ser vistos e ouvidos geram mais impacto, portanto, se você tem uma mensagem importante para transmitir, opte pelo vídeo! Além desse caso, você pode usar o recurso dos depoimentos ao final de vídeos sobre conteúdos gerais. Por exemplo, em um vídeo sobre o aprimoramento de um sistema. Ao final do material, reserve alguns segundos (de 15 a 20) para depoimentos de colaboradores que foram beneficiados pela melhoria. Isso fará a conexão com a audiência e construirá uma relação de confiança. 

3 | Remixes 
Não caia na mesmice! Surpreenda seus alunos com diferentes maneiras de contar histórias, aproveitando os recursos visuais e sonoros que os vídeos oferecem. Aposte em músicas, cenas de filmes, notícias e analogias para simplificar conceitos, aumentar o engajamento e a retenção do conhecimento.

De olho nas necessidades do mercado, a MicroPower desenvolveu duas soluções que se complementam: Video4Performance e MicroPower Media Services. A primeira tem como diferencial a criação de vídeos com estratégias personalizadas. Já o MicroPower Media Services foi desenvolvido para o armazenamento e compartilhamento de arquivos. 

Para conhecer um pouco mais do universo de criação de conteúdos em vídeos ou diferentes mídias, acesse o site da MicroPower e entre em contato com nossos especialistas. Já está mais do que na hora de sua empresa criar uma experiência efetiva de aprendizado os colaboradores.

Referência: SHIFT eLearning Blog

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading