As vantagens do mobile learning para o setor financeiro

Soluções de m-Learning podem realmente beneficiar o setor

Os dispositivos móveis já fazem parte dos “instrumentos de trabalho” de profissionais do dinâmico setor financeiro – bancos, seguradoras, empresas de cartão de crédito, entre outras instituições. Mas além do acesso a informações fresquinhas sobre mercado e catálogo de produtos, smartphones e tablets têm se revelado bastante úteis no quesito aprendizagem.

Ao longo dos últimos anos, o aumento da concorrência e a maior pressão dos órgãos reguladores, bem como o impacto da tecnologia mudou a forma como o setor financeiro conduz seus negócios. Rigorosas e detalhadas normas, atenção redobrada à governança corporativa, aumento da demanda por produtos e serviços, mudanças de público-alvo: todos esses são fatores impactantes nas operações e, consequentemente, no trabalho dos profissionais da área, que precisam constantemente trabalhar a reciclagem de seus conhecimentos.

Com base em tais necessidades, os gestores e instrutores de treinamento de instituições financeiras podem pensar em desenvolver variadas soluções de aprendizagem, levando em consideração também os pontos fortes das plataformas móveis. Selecionamos algumas ideias bem interessantes propostas pelo site eLearning Industry. Confira!

e-Cursos via LMS móvel
A maior parte dos novos Learning Management Systems (LMS) são compatíveis com dispositivos móveis, considerando a crescente demanda por aprendizagem on-the-go. Mas vale lembrar que o Sistema de Gestão Mobile Learning deve ser acessível para os alunos em todos os momentos e de qualquer dispositivo. O LMS móvel desenvolvido com HTML5, por exemplo, pode ser acessado de um laptop, smartphone ou tablet, o que torna o aprendizado mais acessível para os alunos. Já fizemos um post bem interessante relacionado ao tema, leia aqui. Para o setor financeiro, que recebe atualizações de hora em hora e também requer treinamentos em prazos limitados, a entrega da informação por multiplataformas é a melhor opção.

Pílulas de aprendizagem
As pílulas são a nova tendência da área de aprendizado. Elas são bem mais simples de serem administradas e podem ser entregues em formatos interessantes, como podcasts e videocasts, respeitando o fluxo de trabalho dos colaboradores. Portanto, pense em materiais de aprendizagem curtos e concisos, conteúdos breves de 5-7 minutos, que funcionam muito melhor em plataformas móveis. 

Aprendizagem social 
A aprendizagem social também pode ser estimulada e bastante explorada em plataformas móveis, especialmente, para dar suporte ao time de vendas (habituado a realizar consultas e atividades em parceria com pares e líderes). Nesse sentido, a plataforma móvel pode fornecer um fórum para que os profissionais aprendam e trabalhem juntos, mesmo que não haja deslocamento físico. Os colaboradores podem compartilhar com segurança documentos e arquivos (em formatos de vídeo, imagens, textos, áudios) com informações pertinentes a sua aprendizagem, bem como feedbacks, normas e orientações.

Para oferecer novos e mais efetivos recursos de capacitação ao seu time, acesse o site www.micropower.com.br e confira nossas soluções. A partir do aplicativo MicroPower Performa Mobile, seus colaboradores terão acesso facilitado a treinamentos, avaliações e biblioteca de arquivos, o que irá contribuir ainda mais para o aumento da performance e do desenvolvimento humano. Além do Performa Mobile, nossa rede social corporativa MicroPower OpenMind (web e mobile), entre outros benefícios, potencializa a cultura organizacional, a integração de diferentes grupos e ainda funciona como repositório de informações. Não perca tempo e entre em contato com nossos especialistas!

Referência: Portal eLearning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading