Social learning: estimule a troca de conhecimento

A aprendizagem social já está acontecendo em todos os níveis de sua organização, por isso, não perca tempo e dê suporte para que o compartilhamento do conhecimento

Já está mais do que provado que o aprendizado não acontece apenas dentro da sala de aula, mas também durante as atividades rotineiras e práticas, em contatos virtuais ou até durante a pausa para o cafezinho. 

Ideias brilhantes podem ficar ainda melhores quando uma segunda, uma terceira ou uma quarta mente criativa unem-se para trabalhar em parceria. Nós gostamos de compartilhar conhecimentos e experiências. Prova disso é a popularidade das mídias sociais. Estamos interessados em compartilhar tudo aquilo que fazemos/sabemos e tamb��m em aprender/conhecer o que é diferente e vem do outro. 

Conforme explica o psicólogo canadense Albert Bandura na obra Social Learning Theory (1977), “pela observação dos outros, uma pessoa forma uma ideia de como novos comportamentos são executados e, em ocasiões posteriores, essa informação codificada serve como um guia para a ação". Aprendemos muito por observação e a vantagem da abertura para um campo tão vasto, como o virtual, é que não há limites para a construção e compartilhamento do conhecimento.

No cenário atual, a internet é um dos caminhos mais acessíveis para o verdadeiro aprendizado. Aqui (exatamente onde está este texto; onde você e eu navegamos “juntos”, mas no momento mais oportuno para cada um), não somos apenas espectadores, mas também criadores de um conhecimento que é compartilhado na velocidade de nossas necessidades.

REALIDADE

A aprendizagem social (social learning) já está acontecendo em todos os níveis de sua organização. É a indicação de um livro, de um link, de um vídeo explicativo “como fazer” e você deve deixar que ela flua, pelo bem de seus colaboradores e do negócio. É interessante, inclusive, criar ferramentas que proporcionem o intercâmbio de informações e ajudem no processo de retenção de conhecimento e aplicação efetiva no negócio. 

Estimule comunicações via conferência ou telefone, reuniões, webinars, aplicações eletrônicas de suporte ao desempenho, podcasts, comunidades online, redes sociais, blogs, wikis, mensagens instantâneas, artigos/livros, mentoring action learning, entre tantas outras ferramentas de suporte ao desempenho para o desenvolvimento de seus colaboradores. 

Já conhece o OpenMind? Criado pelos especialistas da MicroPower, esse sistema de rede social corporativa possibilita aos seus colaboradores, independentemente do posicionamento hierárquico, a comunicação e a colaboração de forma rápida e eficiente, contribuindo para a construção do conhecimento interno.

Os benefícios da utilização do OpenMind vão além do aprendizado formal realizado por cursos online e capacitações em sala de aula. A aplicação direta do aprendizado informal, pela utilização de um repositório de informações único para que todos os colaboradores de sua organização possam, por meio de comunidades e redes, acessar os especialistas ou a expertise que interessam, representa uma economia significativa de tempo de resposta e potencializa a solução rápida de problemas ou dúvidas para realização das atividades do dia a dia.

Entre em contato com a MicroPower e conheça mais detalhes do OpenMind e de nossas outras soluções!

Referência: Portal eLearning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading