Como trabalhar o engajamento em treinamentos online

Quanto mais engajada sua audiência está, mais ela fica inspirada a implementar o que está aprendendo em suas atividades do dia a dia

Você sabe por que é tão importante para sua organização ter colaboradores engajados? Simplesmente porque um funcionário engajado trabalha não só de maneira comprometida com a visão, as metas e os valores de sua empresa, mas, especialmente, motivado e determinado a contribuir para o sucesso do negócio. O mesmo acontece nos treinamentos online. Quanto mais engajada sua audiência está, mais ela fica inspirada a implementar o que está aprendendo em suas atividades do dia a dia. 

Como trabalhar o engajamento pelo e-Learning? Selecionamos algumas dicas valiosas apresentadas pelo portal eLearning Industry. Tome nota e mãos à obra!

Flexibilidade – Você provavelmente já deve ter visto a sigla BYOD em algum lugar. Ela significa “Bring your own device” (traga seu próprio dispositivo) e é possível adotá-la para engajar os participantes de seu treinamento. Como? Por quê? Simples: encorajar os colaboradores a utilizar seus próprios dispositivos (smartphones, tablets, laptops) durante o treinamento online irá mantê-los envolvidos, já que eles estarão trabalhando em um “território” conhecido. Isso também ajudará a manter o foco no conteúdo que estão aprendendo. A política do BYOD faz com que seus funcionários percebam os esforços feitos pela empresa para tornar o aprendizado mais prazeroso e simplificado. Mas atenção: é preciso dar suporte ao time.

Customização – Cada vez mais os colaboradores demonstram falta de interesse por conteúdos genéricos. Por isso, é preciso criar material específico, de acordo com aquilo que sua audiência quer e precisa ver. Entenda para quem você está desenvolvendo o curso e, assim, crie o conteúdo, trabalhe o design, utilize outras fontes de apoio (vídeos, sites, podcasts, livros) conforme suas necessidades e interesses.

Interatividade – Crie um curso que seja interativo. Isso é absolutamente necessário em treinamentos online, afinal, ninguém fica feliz imóvel diante de palestras ou leituras intermináveis. Encorajar seu pessoal a participar ativamente do treinamento não só irá mantê-los interessados no material, mas também proporcionará a eles a experiência de trilhar seu próprio caminho em direção ao conhecimento. Considere incluir algumas sessões de pergunta e resposta, para que todos sejam ouvidos e possam expressar preocupações, dúvidas, ideias e sugestões, bem como quizzes, games e outros exercícios online que estimulem habilidades e desenvolvimento profissional.

Referência: portal eLearning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading