Perguntas para direcionar o e-Learning

Será que suas questões têm como foco o que realmente importa – o colaborador?

Designers instrucionais ou gestores de treinamento devem se perguntar uma série de questões quando estão “desenhando” atividades de e-Learning. Mas há maneiras e maneiras de fazer essas perguntas. Será que suas questões têm como foco o que realmente importa – o colaborador?

Fazer a pergunta correta orienta o designer instrucional a desenvolver a melhor experiência de aprendizado ao colaborador. O contrário faz com que ele dê voltas e mais voltas, perdendo tempo, muitas vezes sem atingir os resultados esperados. 

Selecionamos três questões importantíssimas que devem estar no topo de sua lista de perguntas. Confira!

Pergunta 1 – Quais comportamentos ou habilidades você deseja ver nos colaboradores até o fim do treinamento? 
O foco deve ser sempre o colaborador e seu comportamento. O mais importante é o que as pessoas são capazes de fazer e estão dispostas a aprender, até mais do que o que elas sabem. Afinal, há pessoas muito inteligentes que não conseguem aplicar seus conhecimentos técnicos em atividades do dia a dia. 

Pergunta 2 – O que o curso tem para oferecer?
Tenha a vontade de oferecer valor para o colaborador. Ao colocar-se na pele do profissional que participará do curso/treinamento, você conseguirá sentir em que ambiente ele está, quais são suas preferências, suas vivências. Dessa forma, ficará mais fácil proporcionar um conteúdo que tenha significado para ele. O colaborador identificará cada cenário de seu curso como algo verdadeiro, como seu dia a dia e seu trabalho (o que o estimulará a aprender mais).

Pergunta 3 – Como criar atividades de aprendizado memoráveis?
Quando perguntadas sobre as experiências mais importantes de suas vidas, as pessoas (grande parte delas) certamente se lembrarão de momentos em que foram envolvidas emocionalmente. Levando isso para o campo do e-Learning, precisamos “tocar” os colaboradores, criar situações ou cenários com os quais os participantes se identifiquem e possam reagir emocionalmente, apresentando um desafio (de acordo com seu nível de conhecimento) que os convide a pensar e a suar para encontrar respostas. Ao conquistarem seus objetivos, a grande vitória será a retenção do conhecimento e a sensação de missão cumprida.

Referência: eLearning Industry Blog

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading