Os maiores mitos sobre vídeos na aprendizagem

Não tem certeza sobre o que o mercado diz a respeito dos vídeos no campo da aprendizagem? Então a melhor estratégia é conversar com especialistas no assunto

 

As pessoas têm mais facilidade para assimilar informações por meio de vídeos. O formato cria um ambiente de aprendizagem imersiva ao reunir textos, imagens e sons. Até por isso, as empresas têm investido muito nesse veículo de aprendizagem. Mas muito do que se comenta, especialmente, sobre custos.

 

Selecionamos alguns dos principais mitos relacionados ao universo dos vídeos de aprendizado. Confira! E se tiver dúvidas específicas, entre em contato com os especialistas da MicroPower.

 

Mito número 1 – Vídeos de aprendizado são veículos passíveis

A aprendizagem baseada em vídeo vai além de “apertar o botão play e observar o conteúdo”. Hoje, o mercado já produz vídeos interativos interessantíssimos e animações 2D e 3D que permitem que o colaborador construa sua trilha de conhecimento participando de testes, quizzes e simulações.

 

Mito número 2 – Não é possível controlar o ritmo

Diferentes pessoas aprendem em um ritmo diferente, com certeza. Por isso os vídeos são uma excelente ferramenta para todo tipo de público. Não entendeu? É simples: em uma aula tradicional, o instrutor cita um ou dois exemplos, mas não pode pausar, voltar, recomeçar a aula para cada um dos alunos. Com os vídeos criados em formato responsivo, cada um controla como e onde deseja aprender. A palavra de ordem dessa ferramenta é flexibilidade.

 

Mito número 3 – Os vídeos são muito caros

Com os avanços tecnológicos, hoje é possível fazer maravilhas investindo muito pouco. Basta colocar na balança o quanto sua empresa gastaria com a compra de equipamentos, paralisação de atividades de funcionários (por conta do tempo de desenvolvimento de conteúdo, produção de roteiro, gravação, produção e pós-produção), despesas de deslocamento, alimentação, com instalações, entre outros gastos. Agora imagine o impacto positivo que os cursos produzidos sob medida podem ter no seu negócio? Identificação do colaborador com o conteúdo que está sendo ministrado, engajamento e melhora na produtividade, facilidade para consultas rápidas (sem precisar interromper o trabalho dos especialistas do grupo), entre outros benefícios. Menos investimento e mais agilidade e efetividade, que tem como resultado a melhora na performance da organização como um todo.

 

Interessado em conhecer as soluções em vídeo que o mercado oferece? De olho nas necessidades de nossos clientes, desenvolvemos duas soluções complementares: Video4Performance e MicroPower Media Services. A primeira tem como diferencial a criação de vídeos com estratégias personalizadas. Já o MicroPower Media Services possibilita a gestão e distribuição de vídeos com streaming adaptativo à velocidade de conexão do usuário e o suporte aos principais protocolos de streaming existentes.

 

Com custo atraente, entre as outras vantagens, vale a pena experimentar e encontrar as melhores aplicações para os vídeos em sua empresa. Se precisar de apoio, conte com a MicroPower!

 

Referência: eLearning Industry Blog

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading