3 dicas para o uso de notas visuais no e-Learning

Saiba como estimular o uso de notas visuais entre seus colaboradores

 

Fazer anotações é parte essencial do processo de aprendizado, especialmente, quando ideias e conceitos complexos estão envolvidos. Mas talvez apenas o texto não seja suficiente para esclarecer ideias, muitas vezes, é preciso aproveitar o poder dos “desenhos”.

 

Se seus colaboradores processam melhor informações em formato visual, você pode aproveitar essa poderosa força cognitiva em seus treinamentos e-Learning. Sabe como? Estimulando o desenvolvimento de notas visuais.

 

Uma das vantagens das notas visuais é proporcionar a personalização do processo de aprendizado. A ideia é que eles testem todos os métodos e ferramentas e optem por aquelas que mais se identificarem. Outro ponto importante é que as notas dão ao time a capacidade de expandir a compreensão dos conceitos ao esboçar as ideias-chave, o que leva a um aumento na retenção de conhecimento.

 

Imagens, diagramas, quadrinhos e uma variedade de outras mídias visuais também podem servir como valiosas ferramentas. Selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a integrar as notas visuais em sua estratégia de e-Learning. Confira!

 

Se o nosso cérebro processar informações de forma mais eficaz quando é em um formato visual, como podemos aplicar este princípio cognitivo poderoso para tomar notas, para que o nosso público eLearning pode absorver e reter os principais lições? Neste artigo, vou explorar 6 maneiras de usar notas visuais em seus cursos de eLearning

 

#1 Próprio estilo

Incentive seu colaborador a descobrir seu próprio estilo. O que funciona para uma pessoa pode não ser tão eficaz para outra. Por isso, é interessante apresentar ao time todas as ferramentas online e até outros recursos que eles possam precisar para criar suas notas visuais, por exemplo, fornecendo indicações de softwares ou até uma lista com sites que detalhem melhor o processo.

 

#2 Elementos-chave

Fica fácil deixar a imaginação fluir quando se trata de notas visuais. Mas esse processo também proporciona ao participante identificar mais facilmente o que é essencial e o que não é. Assim, incentive o colaborador a concentrar-se nas ideias principais de cada aula, em vez de tentar incluir todos os detalhes. Tenha em mente que o principal objetivo de usar notas visuais no e-Learning é criar percursos de aprendizagem que sirvam como uma referência para que os colaboradores possam consultar em outros momentos.

 

#3 Troca de notas visuais

Você pode oferecer aos colaboradores uma plataforma online onde seja possível compartilhar suas notas visuais com seus pares, o que pode acontecer via social media, blog, fórum, entre outros meios. Um site para compartilhamento possibilita ao profissional a oportunidade de se beneficiar das notas criadas por outros colegas, bem como para receber feedback sobre suas criações.

 

Após a apresentação de um conteúdo, imagine poder propor como atividade que os colaboradores criar notas visuais e, em seguida, apresentem esse material em uma sessão síncrona de e-Learning? Algumas soluções da MicroPower podem ajudá-lo a proporcionar essa experiência para seus colaboradores.

 

MicroPower Performa LMS trabalha de forma integrada com os demais módulos de Gestão de Performance e permite a gestão de atividades de desenvolvimento nas modalidades presencial, e-Learning e blended.

 

Já o MicroPower Presence permite a realização de diferentes tipos de eventos via internet ao vivo, com agilidade e elevado nível de colaboração entre os participantes.

 

E o MicroPower OpenMind é uma rede social corporativa exclusiva para sua empresa, que permite a troca de informações entre diversos colaboradores da organização. Com o OpenMind tudo fica mais ágil, do acesso aos especialistas à consolidação do conhecimento interno.

 

Referência: Portal eLearning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading