Os benefícios do mobile learning no treinamento

Veja como engajar os colaboradores a realizar treinamento, aumentar a taxa de retenção, aumentando a produtividade

O aumento da quantidade de dispositivos móveis está mudando muitos aspectos de nossas vidas, de como nós trabalhamos e como aprender a se comunicar. Na verdade, o aumento de dispositivos inteligentes, como celulares e tablets já provocou uma revolução na aprendizagem móvel. E há ampla evidência de que as plataformas móveis trazem uma infinidade de benefícios de aprendizagem.

A ascensão da Geração Y

Uma geração mais jovem está entrando no mercado de trabalho – a Geração Y. Essa geração representará 50% dos trabalhadores em 2020. Esses funcionários querem se comunicar e aprender em smartphones e tablets.

A mudança nos padrões de aprendizagem

Pesquisas mostram que os colaboradores são mais propensos a fazer o treinamento em e-Learning se o conteúdo foi dividido em diversas lições mais curtas. Eles preferem vídeos, podcasts, áudio, que os mantém envolvidos em um ambiente de aprendizagem.

Os dispositivos móveis são as plataformas perfeitas para vídeos mais curtos, de qualquer lugar e em qualquer momento.

Os principais benefícios de aprendizagem móvel são:

Flexibilidade  flexibilidade de aprendizagem on-line, eliminando a necessidade de um horário definido. O colaborador pode usar seu smartphone para assistir um vídeo, em qualquer lugar, não havendo a necessidade de estar na frente do computador.

Melhor taxa de retenção – O treinamento realizado em dispositivos móveis é projetado para criar entrosamento, o que leva a conclusão do curso e aumenta o aprendizado do colaborador. Podem ser usados vídeos interativos, games, fugindo do padrão de treinamento convencional.

Comunidades de aprendizagem online (redes sociais corporativas) – As pessoas gostam de compartilhar e aprender em grupo. Tenha isso em mente ao elaborar um curso, pois você precisará criar também experiências de aprendizagem social; maneiras de conectar seus colaboradores para transmitir conhecimento e estimular a troca de experiências, seja por uma rede social corporativa, como o OpenMind, seja por outras redes populares abertas ao público em geral.

Aprendizagem em diversos dispositivos – O treinamento dos colaboradores deve ser conveniente. É importante que os cursos em eLearning estejam disponíveis em todos os dispositivos: PCs, laptops, tablets e smartphones.

Melhor desempenho - Os colaboradores preferem métodos de aprendizagem que não atrapalhem suas rotinas diárias. O treinamento deve ser feito de uma maneira fácil, com um acesso rápido, no local de trabalho. O resultado é a criação de um hábito de aprendizagem, com aumento no desempenho do colaborador.

Conheça o Performa Mobile, a solução da MicroPower para treinamento em dispositivos móveis. Seus colaboradores podem ter acesso facilitado a treinamentos, avaliações e biblioteca de arquivos, o que irá contribuir ainda mais para o aumento da performance e do desenvolvimento humano. Isso porque com a flexibilidade e a facilidade de acesso, o time poderá acessar os conteúdos por seus smartphones e tablets a qualquer hora e de qualquer lugar. Para saber mais informações sobre o MicroPower Performa Mobile, entre em contato com nossos especialistas.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading
MicroPower | Como escolher o melhor LMS?

Como escolher o melhor LMS?


Muitos profissionais enxergam o LMS - Learning Management Systems como uma ferramenta essencial. Ajuda a criar, implantar o treinamento e desenvolver os colaboradores. No entanto, para obter todos esses benefícios de um Sistema de Gestão de Aprendizagem, os profissionais devem encontrar aquele que oferece os recursos de que necessitam e a funcionalidade ideais. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a escolher o melhor Learning Management System para os seus projetos de e-Learning.

Compatibilidade com o padrão SCORM

Imagine duas engrenagens de um relógio girando em perfeita sincronia para que a hora esteja sempre certa. Agora, pense que uma das engrenagens seja seu LMS (Learning Management System), a outra seja o curso e-Learning e o resultado disso seja um sistema de treinamento funcionando em perfeita ordem, sem imprevistos, com os funcionários aprendendo e aumentando a produtividade.

Para que essas engrenagens girem em perfeita sincronia, elas foram moldadas pela ferramenta correta. No e-Learning, essa padronização que permite ao LMS carregar o curso e que permite ao curso ser interpretado pelo LMS é o padrão SCORM.

A adoção do padrão SCORM (Sharable Content Object Reference) no LMS e nos cursos no formato e-Learning tem como principal benefício a interoperabilidade, ou seja, a padronização técnica que garante a correta comunicação entre cursos on-line e o LMS (Learning Management System).

Integração com um sistema de gestão de desempenho

É muito importante que o LMS possa ser integrado com outros módulos, como por exemplo, gestão de objetivos, desempenho, competências, sucessão e carreira. Isso possibilita a administração de programas de aprendizado online, presenciais e/ou combinados (blended); a alocação e o gerenciamento de recursos de treinamento (salas, equipamentos, instrutores); o acompanhamento de objetivos quantitativos e qualitativos; o mapeamento das competências para posições/funções críticas na organização; o estabelecimento de planos individuais de carreira com visualização dos “caminhos”, etapas e competências a desenvolver pelo colaborador.

Suporte de vídeos com bitrate adaptativo (vídeo streaming)

Treinamentos podem ser feitos por meio de vídeos, e com o avanço tecnológico, os arquivos estão cada vez mais pesados, por ter uma resolução maior. Um LMS que suporte vídeos que se adaptam de acordo com a velocidade de conexão do usuário é fundamental, pois possibilita assistir ao treinamento sem interrupções e sem problemas de conexão.

Criação e publicação de avaliações

Outro recurso interessante para levar em conta na hora de escolher um LMS, é um sistema que permite autoria e a publicação de avaliações de conhecimentos ou de reação, por profissionais sem conhecimentos de programação. Isso permite a criação de questões de diferentes tipos, como por exemplo dissertativa, múltipla escolha, escolha simples, facilitando muito na hora de avaliar os colaboradores.

Acesso do treinamento em tablets e smartphones

Muitos usuários de LMS não tem tempo e disponibilidade para realizar o treinamento no escritório, especificamente em frente a um computador. Os tablets e smartphones muitas vezes substituem os computadores em diversos aspectos. Com o treinamento não deve ser diferente.

É necessário que o colaborador tenha a opção de acessar cursos, avaliações e biblioteca de arquivos e vídeos diretamente do celular ou tablete. Isso contribui ainda mais para o aumento da performance e do desenvolvimento.

Foi pensando em todas as características citadas no artigo acima, que a MicroPower desenvolveu o Performa

Ele foi desenvolvido com base na experiência acumulada pela equipe de desenvolvimento e consultoria da MicroPower ao longo de centenas de implementações de projetos, no Brasil e no exterior, envolvendo sistemas para a gestão de processos de desempenho e aprendizagem). Além disso, ele apresenta um conceito inovador, que permite a utilização de múltiplos portais e múltiplos domínios. Essa característica possibilita a segmentação do ambiente por critérios variáveis de acordo com as necessidades e os objetivos de cada cliente. 

Entre em contato com nossos especialistas e veja como nosso LMS pode ajudar em seu treinamento! 
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading