Games corporativos: motivação para alcançar resultados

Os jogos oferecem a possibilidade de construir um ambiente de trabalho mais leve para o aprendizado

Com a evolução do mercado, as organizações passaram a buscar novos caminhos para capacitar e desenvolver seus funcionários. Colaboradores da geração Z e parte da Y estão acostumados com novas tecnologias e precisam de incentivos diferentes. Estão acostumados com uma linguagem mais moderna e desafios parecidos com os que são encontrados nos jogos. Os games corporativos podem ser um caminho para engajar ainda mais os funcionários dessa geração.

Instruções complexas e difíceis podem se tornar muito mais esclarecedoras com o gamification, os jogos podem tornar o curso muito mais prático e menos teórico, despertando o interesse e motivação dos colaboradores. A mecânica da Gamificação (Gamification, em inglês) envolve a definição de tarefas relacionadas ao objetivo da instituição e aos níveis de conhecimento e atividades desempenhadas pelos colaboradores, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento (acompanhados de prêmios e recompensas às pessoas que alcançarem as metas). 

Todos esses fatores tornam o aprendizado mais dinâmico e também ajudam a criar um efetivo sistema de retenção do conhecimento, além de transmitirem mais segurança para colaboradores e empresas. Os critérios norteadores (regras) devem ser desenvolvidos de acordo com a missão do jogo, diretamente relacionada às metas do negócio.

Confira as vantagens da gamificação: 

Experiência de aprendizado
Os jogos são criativos, diferentes, contam com uma linguagem nova e lúdica. Eles permitem que o colaborador aprenda de maneira divertida, sem esforço. Quando há envolvimento e interesse, o conhecimento é registrado e retido mais naturalmente e com efetividade.

Retorno imediato
A Gamificação proporciona feedback imediato. Com os games, o colaborador tem a exata ideia dos conhecimentos que já possui e do que deve agregar – aquilo que deve ser melhorado tanto em seu perfil comportamental, quanto no técnico. 

Atendem a diversas necessidades
Os games podem ser aplicados para a maioria das necessidades de aprendizagem e treinamento, incluindo, a indução e a integração, processos de vendas de produtos, suporte ao cliente e potencialização da cultura organizacional.

Melhor ambiente de aprendizado
O ambiente dos games foge dos modelos tradicionais de aprendizado. A Gamificação também ajuda o participante a se sentir seguro para testar e trabalhar com os conceitos sem medo de consequências ou falhas, pois inclui o erro como parte do processo de aprendizagem; diferentemente da aprendizagem sistematizada, na qual o erro normalmente não é bem tolerado. Sem receio, soluções inovadoras brotam com muito mais facilidade.

Promovem mudança de comportamento
A Gamificação pode promover uma forte mudança de comportamento dos colaboradores, motivando-os a desempenhar suas tarefas da melhor maneira possível, a partir de experiências que agreguem real valor às suas atividades.

Quer saber mais sobre games corporativos? Entre em contato com nossos especialistas e conheça o Estúdio de Conteúdos da MicroPower.


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading