Diferenças entre o e-Learning síncrono e assíncrono


Quando uma empresa decide embarcar em um projeto e-Learning, há muitas decisões a tomar. Uma delas é fazer a escolha entre aprendizado síncrono e assíncrono. No aprendizado síncrono, o instrutor e os alunos estão presentes ao mesmo tempo e lugar (seja um local físico ou virtual). Utilizam diferentes recursos tecnológicos para se conectarem, semelhante à uma sala de aula. Alguns exemplos de recursos síncronos são: chat, telefone e videoconferência. Já no modelo assíncrono, educador e alunos não estão conectados ao mesmo tempo. Exemplos de assíncronos são os fóruns, e-mails e outros recursos em que o aluno pode enviar dúvidas, críticas e sugestões, acessando o conteúdo no momento que achar pertinente. Neste formato, o educador pode responder dúvidas e participar de discussões em momentos diferentes.  Veja abaixo quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas abordagens:

Aprendizado síncrono
A aprendizagem síncrona geralmente aplica elementos de estilo de sala de aula, tais como; discussões em grupo, atividades em equipe e outros elementos que um instrutor supervisiona. Os grupos de aprendizagem são concluídos em um horário, como uma sala de aula regular, e há muita interação entre os alunos e o instrutor. 

Principais vantagens 
  • Os instrutores interagem com vários alunos, tornando possíveis as atividades em grupo.
  • Os alunos podem obter respostas imediatas sobre qualquer aspecto do processo de aprendizagem.
  • Enfatizam uma maior sinergia de grupo, motivando o aluno a continuar o curso.

Aprendizado assíncrono
A interação entre tutores e alunos não é em tempo real (on-line). Um curso caracterizado pelo aprendizado independente. Os alunos vão ganhar conhecimento interagindo, lendo, assistindo e ouvindo diferentes tipos de conteúdo. Na maioria dos casos, os alunos são livres para completar o curso em seu próprio ritmo e são livres para fazer testes quando acharem melhor. Assíncrono é um ótimo método para os alunos que precisam adequar o seu tempo entre trabalho, estudos e vida pessoal.

Principais vantagens
  • Os alunos podem estudar a qualquer momento e em qualquer ritmo, de acordo com suas próprias necessidades.
  • Há a oportunidade de rever recursos externos para ajudar na instrução.
  • O estudante pode evoluir nos estudos segundo a sua velocidade de aprendizado pessoal.
O aprendizado síncrono e assíncrono tem suas vantagens e desvantagens, a melhor abordagem para um determinado projeto é baseada em múltiplos fatores. Aqui estão três:
  • Quais são os alunos e suas necessidades de aprendizagem
  • Tipo de conteúdo
  • A disponibilidade de tempo de seus alunos
Por exemplo:
  • Se você está treinando um grupo com experiência profissional significativa, que exige muita interação e "tempo de conversação" e que preferem trabalhar com seus colegas, a melhor opção seja o modelo síncrono.
  • A natureza do conteúdo é vital na determinação do estilo de aprendizagem. Se seu conteúdo for preenchido com ideias complexas e termos técnicos que exijam muita explicação, então o aprendizado assíncrono não seja o mais indicado.
  •  Quando o conteúdo é de fácil entendimento, assíncrono pode ser o modelo certo.
  •  Finalmente, a disponibilidade dos seus alunos, bem como o seu acesso à Internet são importantes para tomar uma decisão sobre a sua abordagem. Se o seu público tem dificuldades em relação aos horários, poderão não ter tempo para se dedicar a completar o curso. Então o treinamento assíncrono é o mais indicado, pois possuem a liberdade de completa-lo no seu próprio ritmo.

Referência: www.learningsolutionsmag.com


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading