Vídeos como solução nos treinamentos

O uso de recursos interativos pode criar uma experiência de aprendizagem envolvente

Com a quantidade de tecnologias de aprendizagem disponíveis, a maneira como as empresas treinam e se comunicam com os clientes e colaboradores estão mudando constantemente. Embora o e-mail continue sendo o método dominante de comunicação, as empresas estão percebendo o impacto positivo que o aprendizado por meio de vídeos tem sobre o treinamento corporativo. 

O uso de vídeo em cursos de e-Learning pode ser uma maneira poderosa para sua organização atingir seus objetivos de aprendizagem de forma simples, eficaz e rápida. Digamos que você está treinando alguém que não é particularmente técnico na instalação de peças em um computador. Isso pode ser um processo muito intimidante e complicado para a maioria das pessoas. Um fio ou conector no local errado e o computador pode não funcionar.

Explicar algo tão complicado quanto isso, usando palavras na tela ou imagens fixas, pode ser útil. Mas muitas pessoas ainda acharão o material muito difícil e confuso. Quando você adiciona vídeo ao treinamento, o aluno começa a observar exatamente como desconectar ou anexar um conector. Ele adiciona substancialmente a sua confiança, nível de compreensão e a capacidade de completar a tarefa.

As áreas onde os vídeos podem funcionar bastante são nas equipes de vendas ou atendimento ao cliente. Os cenários de jogo de papéis se enquadram nesta categoria, uma vez que a demonstração adequada é fundamental. Para treinamento de vendas, usar o vídeo para demonstrar como entregar uma apresentação usando atores e clientes, pode ser muito eficaz. Isso permite que o aluno veja e ouça o comportamento, como tom apropriado, expressões faciais e linguagem corporal, que é mais facilmente demonstrado do que falado.

Veja abaixo algumas vantagens no uso de vídeos para divulgação e treinamentos:
1. Estimula a curiosidade sobre o tópico.
2. Motiva o aluno a se inscrever para os treinamentos.
3. Incentiva a publicidade de boca em boca.
4. Captura a atenção dos alunos.
5. Influencia os usuários finais.

A MicroPower desenvolveu duas soluções para o uso de vídeos interativos nos treinamentos. O Video4Performance e MicroPower Media Services. A primeira tem como diferencial a criação de vídeos interativos, com estratégias personalizadas. Já o MicroPower Media Services foi desenvolvido para o armazenamento e compartilhamento de arquivos. Ele possibilita a gestão e a distribuição de vídeos com streaming adaptativo à velocidade de conexão do usuário e o suporte aos principais protocolos de streaming existentes hoje no mercado. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais. 

Veja também:


Referências: .learningsolutionsmag e elearningindustry.


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading