Gerações de conhecimento

Saiba como engajar seus colaboradores em diferentes necessidades de aprendizagem 

Para cada geração existem expectativas, necessidades, preferências e objetivos que devem ser considerados. Caso contrário, corremos o risco de excluir grupos específicos ou limitar o âmbito dos nossos cursos de e-Learning. Milênios e baby boomers são duas gerações que compõem a grande maioria do nosso público. Assim, os profissionais de e-Learning devem saber o máximo possível sobre quem são, e o que eles estão procurando em sua experiência e-Learning.

Em sua maioria, os baby boomers são colaboradores com conhecimento prévio e ideias fixas sobre o que funciona para eles. Eles estão ocupados, preocupados com assuntos pessoais e são pessoas que odeiam perder tempo. Eles querem experiências de aprendizagem que os ajudem a atender às suas necessidades e alcançar seus objetivos.

Não há dúvida de que trabalhar com alunos adultos é diferente do trabalho com estudantes universitários. O profissional com vários anos de experiência de carreira e responsabilidades adicionais fora do trabalho possui expectativas diferentes de seus instrutores e cursos, do que alguém que ainda está nos estágios de aprendizagem e focado na experiência geral da faculdade. 

Muitos alunos adultos estão lá especificamente para construir habilidades para avançar suas carreiras e estão fazendo sacrifícios em outras áreas de suas vidas, por isso, é importante para os especialistas em treinamento, desenvolverem programas que atraia as diferentes gerações, a fim de mantê-los envolvidos. 

Os fatores que mantêm qualquer aluno engajado em sua educação se aplicam a estudantes adultos: gráficos atraentes, materiais interessantes, técnicas de ensino únicas e conteúdo relevante. Estes alunos não estão tão dispostos a gastar tempo em cursos que não se relacionam diretamente com suas carreiras ou que não oferecem habilidades práticas que podem usar imediatamente em seu trabalho, por isso é muito importante que você divulgue a relevância do aprendizado. 

Existem várias maneiras para isso:
Use a experiência dos seus alunos 
Quando você está trabalhando com alunos que têm alguma experiência na área de assunto, eles podem servir como recursos para a aprendizagem. Ao conceber atividades de aprendizagem que lhes permitam avaliar a sua própria experiência e aprender com as experiências dos outros, a aprendizagem é mais significativa do que quando se baseia simplesmente em estudos de caso ou situações teóricas.
Aproveite o tempo para conhecer seu público e ter uma ideia em que momento de suas carreiras eles estão, quais são suas experiências, o que suas descrições de trabalho implicam e o que eles esperam. Com essas informações, como uma linha de base, você pode adaptar melhor o trabalho de classe e tornar a experiência relevante.

Explique o "Porquê"
Não faça com que seus alunos adultos adivinhem porque você está divulgando certo material - diga a eles. Explique o propósito de cada módulo e lição, usando resultados do mundo real relacionados aos objetivos do aluno.
Isso é especialmente importante para aqueles alunos que podem ser um pouco hesitantes sobre treinamentos, ou que se sentem como se estivessem sendo forçados a concluir cursos. Ao explicar os benefícios da aprendizagem você pode construir o entusiasmo, ou pelo menos, reduzir qualquer ressentimento persistente sobre ter que colocar no tempo para a educação.

Fique focado
Se o curso for on-line, os alunos querem saber que seu tempo é valorizado. Eles não querem desperdiçar horas em discussões sem sentido ou tarefas que não se alinham com os objetivos da classe - ou pior, não se relacionam com o tema em tudo. Isso não significa que você precisa ser rígido e nunca se envolver em um nível pessoal, mas os alunos não estão lá para desperdiçar tempo. Ou seja, isso significa moderar cuidadosamente as discussões para garantir que elas permaneçam no tópico. Faça cada minuto vale a pena e seja respeitoso do tempo de seus alunos. 

Crie uma necessidade para seus alunos e explique que seu curso é valioso para seu trabalho. Em seguida, ressalte o motivo de estarem lá. Veja como: 
  • Comece cada módulo indicando os objetivos de aprendizagem claramente.
  • Explique em detalhes como realizar uma atividade.
  • Use analogias para relacionar novas ideias com o que os alunos já conhecem.
  • Forneça exemplos concretos.
  • Termine cada módulo reforçando o aprendizado.
  • Certifique-se de todas as informações relevantes são visível e de fácil acesso, e não há obstáculos que impedem os seus alunos de alcançar seu objetivo de forma eficiente.
Para oferecer novos e mais efetivos recursos de capacitação ao seu time, acesse o site www.micropowerglobal.com e confira nossas soluções.
 


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading