Razões para investir em games corporativos

Os jogos digitais têm o potencial de criar ambientes de aprendizagem ativos e envolventes

Gamificação e aprendizagem baseada em jogos são tópicos bem atuais nas corporações. Eles recriam e simulam situações do dia a dia das empresas em um ambiente digital totalmente motivador aos participantes. A capacidade de envolver os alunos por meio do uso de mecânica do jogo, tais como pontos, tabelas de classificação e prêmios, parece ter enorme promessa para melhorar os resultados do treinamento e da educação.

Graças ao avanço tecnológico, aprendemos com diferentes ferramentas e jogos para aprender é um deles. Esta “nova” forma de aprendizagem torna a formação mais eficiente. Jogos de aprendizagem são o que os profissionais de e-Learning estavam procurando por muitos anos e que agora vem ganhando força nos treinamentos on-line.

Dependendo do tamanho da sua empresa, a criação de um programa de treinamento presencial, em sala de aula, pode se tornar um pouco inviável. Na maioria das vezes, os alunos perdem muitas horas, por conta da logística, para concluir um curso presencial. Felizmente, há um grande progresso para o aprendizado digital. 

A mecânica de jogos é importante para seus alunos. Esta é a razão do por que eles serão motivados e interessados na formação. Todo mundo gosta de brincar e se divertir, ainda mais quando você aprende habilidades que serão importantes para seu desenvolvimento profissional ao mesmo tempo. Além disso, seus alunos vão querer ganhar no treinamento e ter o melhor resultado possível. Você também pode adicionar recompensas ao seu treinamento. Isso aumentará a motivação ainda mais do que um jogo simples. 

Eles ajudam a configurar cenários envolventes
Um ponto muito importante nos jogos para aprender, é ter um cenário envolvente. Um cenário é uma combinação de ambientes e personagens que fazem com que os alunos se sintam em um universo real. Eles devem estar familiarizados com o ambiente do jogo para se preocupar com o seu treinamento. Quanto mais próximo da realidade o cenário estiver, mais os alunos serão envolvidos no treinamento.

Uma das principais vantagens dos jogos para aprender em comparação com o treinamento tradicional é que você pode avaliar seus alunos de diferentes maneiras. Em um treinamento clássico, você pode avaliar seus alunos por um quiz no final do treinamento, mas não é muito “envolvente” com as novas gerações.

Durante o jogo, seus alunos serão confrontados com uma situação virtual que podem enfrentar durante o seu trabalho diário e eles devem fazer escolhas. A avaliação será gerada a partir dessas escolhas. No final do jogo, cada aluno terá resultados em cada critério de análise, com feedback personalizado.

Quer saber mais sobre games corporativos? Entre em contato com nossos especialistas e conheça o Estúdio de Conteúdos da MicroPower.

Veja também:

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading