Trabalho em equipe: juntos em busca do mesmo objetivo

O envolvimento entre os colaboradores é crucial para a realização e sucesso de projetos

Para muitas pessoas, trabalhar em equipe não é uma tarefa muito fácil, mas necessária. Hoje, certamente, o bom relacionamento é uma “qualidade” essencial dentro das corporações, saber trabalhar em conjunto tem sido uma das habilidades mais desejadas entre os recrutadores. Afinal, não basta apenas saber desenvolver o trabalho exigido, é preciso respeitar as ideias alheias, compartilhar conceitos e aprendizados e buscar, juntos, uma solução para todos os desafios. É saber ser tolerante, ter humildade, empatia, companheirismo e estar sempre disposto e comprometido. 

No trabalho em equipe, cada membro sabe e reconhece o trabalho desenvolvido por todos, buscam por meio de uma força tarefa alinhar todas as pendências, resolvem problemas e percorrem o mesmo caminho para chegar a um objetivo comum. 

Trabalhar em uma equipe dedicada, independente da área, não permite que você perca o foco da tarefa e forneça os melhores resultados para um cliente em um projeto. Manter a qualidade é um lema e deve ser seguido por todos os membros. 
Espírito positivo, metas claras e ambições compartilhadas são apenas algumas das características que uma equipe deve ter para produzir excelentes projetos. Talvez o aspecto mais benéfico das equipes, é que os membros aprendem a ensinar aos outros o que sabem. Veja abaixo algumas dicas de como identificar uma boa equipe: 

  • Uma equipe trabalha em torno de um objetivo claro
  • Uma equipe está estruturada para trabalhar em conjunto para alcançar esse objetivo
  • Uma equipe compartilha a responsabilidade de alcançar esse objetivo
  • Uma equipe exige uma decisão em consenso
  • No trabalho em equipe, ouvir é tão importante como falar. Ambas são habilidades interpessoais
  • O trabalho em equipe é uma busca não-competitiva pelo mesmo objetivo
  • Respeito mútuo tem a maior probabilidade de êxito 
  • A equipe ganha coletivamente ou falha em conjunto

Algumas soluções em treinamento proporcionam e desenvolvem esse trabalho em equipe, é o caso do Gamification. A gamificação propõem desafios coletivos, colaborando para o trabalho coletivo da organização. Jogos promovem a competição sadia entre os colaboradores, estimulando o instinto competitivo de cada um. Quer saber mais sobre games corporativos? Entre em contato com nossos especialistas e conheça o Estúdio de Conteúdos da MicroPower.


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading