Os desafios da liderança

Capacitação é o melhor caminho para conquistar altos índices de produtividade e a motivação de equipes
Conquistar um cargo de confiança é, sem dúvida, o desejo de muitos colaboradores que acreditam possuir os adjetivos necessários para tal. Mas será que todas essas pessoas estão preparadas para assumir essa responsabilidade e sabem as dificuldades no desempenho da função? Hoje os gestores devem lidar com diferentes problemas, entre eles, equipes com distintas personalidades e perfis, ambientes incertos e de constantes mudanças, o rápido ritmo de inovações tecnológicas e a importância da retenção de talentos. São muitos os desafios e isso, de certa forma, acaba limitando em alguns o desejo de permanecer na função, além da organização, por muitas vezes, acabar perdendo esse colaborador, simplesmente por chegar ao cargo despreparado. Do outro lado, para os liderados e outros membros da equipe, a vontade de chegar à posição de liderança começa a se tornar algo incerto.  

Por todas essas questões, as organizações estão passando por um momento delicado nas promoções dos cargos de liderança. Para que isso aconteça com assertividade, é necessário investimentos de capacitação e desenvolvimento e planejamento de sucessões.  É necessário dedicar tempo e suporte para que essa liderança seja nomeada a partir de uma “evolução” de conhecimentos. Além de todas as exigências técnicas para determinado cargo, é preciso que esse líder faça uma gestão pelos exemplos e desenvolva uma organização baseada em valores. A formação de lideres exige uma análise completa de suas necessidades de desenvolvimento e o seu alinhamento com a estratégia da organização. Alguns pontos são essências para tornar sua gestão mais eficaz:

Seja uma influência positiva para sua equipe
Líderes fortes são pessoas que são capazes de ter uma influência positiva sobre os outros. Isso significa você “levantar” seus liderados, ao contrário de deixá-los para baixo ou perdidos. Isso também significa ver os aspectos positivos em colegas em situações relacionadas ao trabalho. Pensar positivo também significa criar processos e soluções para permitir que o colaborador desbloqueie o potencial em si mesmo e em outros - independente de você estar fisicamente presente. 

Inspire Motivação e Engajamento
É necessário criar conexões significativas entre os valores de seus funcionários e os da sua organização, a fim de inspirar profundos níveis de lealdade e interesse em seu trabalho. Se as pessoas se sentem valorizadas e honradas como indivíduos, eles são mais propensos a refletir esse respeito no trabalho que fazem para sua empresa.

Quer saber mais sobre como desenvolver os talentos de sua organização? A MicroPower conta com diversos serviços que apoiam a gestão do desenvolvimento e da performance de profissionais. O MicroPower Performa, por exemplo, é uma solução que facilita e potencializa a gestão de ciclos de avaliação de desempenho, o alinhamento estratégico de objetivos e a elaboração de planos de desenvolvimento e carreira baseados em competências.  Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Referência : 25 melhores práticas em aprendizagem e desenvolvimento de talentos, de Nick van Dam.


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading