Feedback: uma poderosa ferramenta nas organizações

Saiba como o feedback pode se tornar essencial para alcançar a excelência em sua equipe

Não há desenvolvimento sem feedback, certo? Sim, certo! Ele está presente em todos os momentos de nossas vidas, não somente nas questões profissionais. Sempre precisamos de alguém que nos ajude em nosso crescimento, que nos aponte onde precisamos melhorar e também elogiar o que temos de melhor. Até mesmo em nossas relações familiares praticamos isso com frequência, ao educar os nossos filhos, ao mostrar aos nossos pais o que eles fazem de certo e errado diante de algum fato. Todas essas trocas nos ajudam como pessoas, ao ampliar as perspectivas sobre nós mesmos conseguimos identificar e analisar tudo aquilo que fazemos sem perceber, sendo positivo ou negativo. 

Mas se é tão bom para nosso crescimento, porque as pessoas evitam ao máximo? É claro que é preciso estar preparado para dar e receber feedback , mas ele precisa ser visto como uma forma de nos ajudar a evoluir.

De acordo com o artigo “O Feedback, este amigo incompreendido”, de Vicente Picarelli,  estar aberto para receber o feedback não significa que sejamos obrigados a aceitá-lo. Acontece muitas vezes de não concordarmos com ele e para isto basta termos a capacidade de compreender se o que estamos ouvindo faz sentido ou não para nossa vida.

“A empatia é um sentimento que facilita muito os processos de feedback. Ela é a base para qualquer relacionamento significativo e geralmente evoca boa vontade como retribuição. O seu uso atrai os opostos diminuindo a desconfiança entre eles e tornando possível explorar temas delicados sem que haja um comprometimento dos valores pessoais de coexistência”.

É preciso entender e compreender um ponto fundamental no processo do uso dessa ferramenta, como alerta o livro “Dicas de Feedback” de Bernardo Leite Moreira, não é uma opinião, ou algo como “Não gostei”, “Não é assim”. Feedback é uma reorientação, então é preciso mostrar fatos, fornecer dados. É um processo de acompanhamento, orientação e condução do processo. Uma responsabilidade de todos os gestores. Muitas vezes, ficamos muito envolvidos nas nossas atividades e isso nos tira a visão do todo.

Por ser uma ferramenta aliada da Gestão de Pessoas, é preciso que esse processo seja feito de forma assertiva. É necessário contar com uma solução que auxilie o dia a dia do líder e de toda equipe.  O MicroPower Performa apresenta funcionalidades completas para a criação de ciclos de avaliação de desempenho (performance) individual e/ou coletiva, tendo como base competências organizacionais e/ou funcionais e metas. É possível contar com o Diário de desempenho para o registro de atividades de apoio para a análise de performance, uma forma de agregar no momento do feedback.

Quer saber mais sobre como construir uma organização de Alta Performance? Entre em contato com nossos especialistas.  


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading