Seu site é acessível?

Segundo dados do Censo Demográfico 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs). São 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 6 milhões com baixa visão e 500 mil cegos. Portando, oferecer acessibilidade na web se torna uma grande conquista para milhares de brasileiros, significa que as pessoas com deficiência visual, por exemplo, podem entender, navegar e interagir com a Web. 
 
A 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, mostra que 58% da população brasileira usam internet – o que representa 102 milhões de internautas. Ou seja, estamos todos dependentes das informações ao toque de um clique. E é preciso pensar que acesso e conhecimento não devem ser restritos, é um direito de todos.

Exigida por lei:
Algumas organizações desconhecem a importância em desenvolver e oferecer sites acessíveis, mas você sabia que depois de 12 anos de tramitação do Congresso Nacional, a lei brasileira de inclusão (13.146/15) foi sancionada em julho de 2015 e entrou em vigor em janeiro de 2016? Sendo assim, todos os sites devem estar acessíveis, agora é lei.  
Neste momento você deve estar se perguntando “E agora, minha organização já possui site. Será necessário criar outro?”.  A resposta é: não. É possível tornar seu site acessível sem alterar a estrutura do mesmo. Como? Além de desenvolver o Virtual Vision, a MicroPower oferece serviços que permitem que as organizações transformem seus  sistemas  e sites em ambientes acessíveis pela comunidade de pessoas com deficiência visual, permitindo assim sua inclusão de forma definitiva na sociedade digital e no mercado de trabalho, por meio da utilização do computador como ferramenta. 

Após a análise de acessibilidade, os profissionais da MicroPower farão apontamentos das eventuais mudanças necessárias nas operações desenvolvidas. De que forma? É uma análise cognitiva, onde realizamos a navegação com o leitor de tela Virtual Vision e, assim, será testado todos os componentes do site. Caso haja algum problema ou dificuldade de navegação, realizamos a análise do código fonte do site para chegar ao problema e, se possível, instruir de uma forma simples de como proceder para tornar seu site acessível a deficientes visuais.

Quer saber como funciona um site acessível para pessoas com deficiência visual? Confira a página da Vivo, um projeto desenvolvido pela MicroPower:

Projeto de acessibilidade do site da empresa Vivo desenvolvido e implementado pela MicroPower

Veja também:

Para mais informações sobre acessibilidade, acesse o site www.virtualvision.com.br ou entre em contato com nossos especialistas.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading