Gamification: utilize mecanismos de jogos para engajar sua equipe

Motive e reconheça seu time para obter os melhores resultados em sua organização

Dentro de uma instituição de ensino, em uma sala de aula, a ideia de usar jogos como forma de aprendizado, não é algo novo. Professores e instrutores aplicam jogos como forma de envolver os alunos e aumentar o interesse. Embora isso possa ser verdade para a aprendizagem em sala de aula, para o ensino e a aprendizagem auxiliados pela tecnologia, a gamificação do processo e-Learning é uma nova metodologia, que ainda está sendo explorada. Por definição, a gamificação é o uso da mecânica do jogo para aplicações que não são do jogo. Em teoria, qualquer aplicação - uma tarefa, um processo ou contexto - pode ser gamificada. O objetivo principal da gamificação é aumentar o engajamento dos usuários usando técnicas semelhantes a jogos, como quadros de avaliação, prêmios e pontos. Isso faz com que os colaboradores se sintam mais envolvidos e motivados quando assumem as tarefas no ambiente de aprendizado. Mas o que é necessário para fazer os jogos funcionarem para o treinamento da força de trabalho?

Incorporando elementos do jogo nos treinamentos corporativos
O Gamification pode ser usado em vários contextos diferentes, mas para incorporar elementos de jogo em treinamento e aprendizado no local de trabalho, o mais crucial é a tarefa de integrar atividades e exercícios dentro do design do jogo. Criar jogos de aprendizagem a partir do zero com o objetivo de treinamento no local de trabalho é uma proposta que implica uma grande quantidade de recursos. Uma abordagem mais simples, ainda mais eficiente, é usar a gamificação para tornar o conteúdo mais atraente e envolver os usuários. Ao usar a gamificação no e-Learning, podemos encorajar um comportamento de aprendizagem mais eficiente e atraente. Para mudar ou encorajar um comportamento particular, o aluno precisa ser motivado e, ao mesmo tempo, ter a capacidade de resolver desafios.

Por exemplo, os alunos podem não ser conduzidos de forma clara para completar um curso de e-Learning, mas se seu aprendizado está em jogo ou eles estão conscientes do fato de que eles podem obter uma nota menor do que seus pares, a motivação definitivamente aumentará. A habilidade também é um fator que influencia a ocorrência de um comportamento. Mesmo que uma pessoa esteja altamente determinada, um comportamento não pode ocorrer se essa pessoa não tiver a habilidade. Por outro lado, a alta motivação pode incentivar um sujeito a encontrar os meios para realizar uma tarefa, ganhando capacidade. Às vezes, o comportamento específico precisa de um “gatilho” - uma chamada para a ação. 

O conteúdo do curso é seguido de exercícios e podem conter uma etapa de avaliação. Ao fazer os exercícios no final de cada seção, o aluno acumula pontos. No final de cada capítulo, o colaborador avança um nível, o que é uma conquista valiosa. Isso tem um efeito direto sobre seu status. Um posicionamento relativo entre os seus pares pode ser apresentado, bem como os melhores resultados, em uma tabela de classificação.

Em conclusão, a gamificação é uma forma de tornar a aprendizagem mais interessante e envolvente, sem prejudicar sua credibilidade. O Gamification ajuda os funcionários a ganhar motivação para aprender no local de trabalho. É uma metodologia bem-sucedida de treinamento no local de trabalho porque dá um impulso poderoso para aprender e alcançar sempre mais.

Quer saber como inserir o Gamification em seu treinamento? Entre em contato com nossa equipe e nos conte sua necessidade. 

Veja também:

Ref: elearningindustry
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading