Simplifique com e-Learning

Entenda como o e-Learning pode facilitar o processo de aprendizado de seus colaboradores

Aprendemos e desenvolvemos novas habilidades todos os dias. Isso é o que recicla nossas ideias e nos faz evoluir. É dessa forma também que nos preparamos para encarar os desafios do dia a dia e aproveitar as oportunidades.
 
No campo do aprendizado, o e-Learning destaca-se como uma das melhores ferramentas atuais. Isso por conta da interatividade que esse formato de curso proporciona aos participantes. Imagens, linksgames, vídeos, recursos de áudio – em especial comandos de voz, que ajudam a encorajar a audiência – só deixam o processo de aprendizado mais interessante e fisgam a atenção dos participantes. 

Todos esses elementos auxiliam no processo de “registro” da informação e aplicação efetiva do conhecimento (quando as pessoas aprendem o que precisam aprender e passam a trabalhar melhor depois do aprendizado). Ao estruturar um curso de e-Learning, os profissionais de treinamento devem considerar diversos fatores facilitadores desse processo. Neste post, destacaremos dois deles: duração e localização. Confira!

Duração – quando pensamos na duração de cursos e-Learning, vale a famosa regra “menos é mais”. Estudos recentes apontam que cerca de 12 minutos é o período máximo para capturar a atenção de um indivíduo. Dessa forma, desenvolva cursos breves, mas que contenham conteúdo relevante. O material deve apresentar as informações essenciais para a capacitação dos colaboradores e transmiti-las de maneira criativa e dinâmica.

Localização – esse elemento refere-se ao emprego de estratégias desenhadas sob medida para atender ao público-alvo participante do curso, de forma que ele consiga associar as ideias ao seu contexto. Isso compreende a utilização de ambientes, personagens, cultura e, inclusive, linguagem, expressões e palavras adequadas à audiência. Por exemplo, é impossível que um time de vendas de uma indústria automotiva entenda jargões médicos. É bem provável que jovens estudantes de medicina ainda não saibam o significado de algumas expressões da área. O mesmo vale para o uso de palavras em inglês para não familiarizados com o idioma. Lembre-se de que é importante produzir o curso de forma adequada ao participante. Isso deixa o ambiente de aprendizagem mais descontraído e simplifica o aprendizado.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Loading