Análise de desempenho: determine a exata natureza de problemas e oportunidades

"Sem entender totalmente as causas básicas do problema de desempenho, qualquer solução que você apresente pode ser prematura", Marc J. Rosenberg

Antes de pensar em um conjunto de soluções para melhorar o desempenho de seus colaboradores, é preciso fazer uma análise do mesmo. Isso porque uma análise de desempenho ajudará a determinar a exata natureza do problema ou da oportunidade de performance. 

A partir dela, será possível compreender se sua organização precisa desenvolver questões de desempenho dos negócios (focadas em metas e resultados organizacionais, como lucros e satisfação dos clientes) e/ou de desempenho humano, tanto individuais (competências, conhecimento, motivação) como organizacionais (melhoria de processos, ambiente, recursos, cultura).

Em seu livro Além do e-Learning, abordagens e tecnologias para a melhoria do conhecimento, do aprendizado e do desempenho organizacional, Marc J. Rosenberg destaca que “sem entender totalmente as causas básicas do problema de desempenho, qualquer solução que você apresente poderia ser prematura e, talvez, não passasse de uma suposição baseada em fatos ou informações”, o especialista explica.

Assim, sua análise de desempenho deve avaliar inicialmente como está a situação da empresa e qual o resultado desejado. Pergunte-se como você gostaria que ela fosse no quesito desempenho individual e no organizacional e depois expresse esses dois componentes em termos mensuráveis: o nível e a qualidade do estado atual e suas expectativas para o nível e a qualidade do estado desejado; a diferença entre os dois será a lacuna de desempenho. 

“Assim que você tiver identificado claramente a diferença de desempenho, você deve também identificar as causas da diferença – por exemplo, ausência de competências ou conhecimento, ambiente fraco de trabalho ou falta de incentivos apropriados – que devem apontar para uma gama de possíveis intervenções, aprendizado e outras iniciativas para tratar dos problemas ou oportunidades ora identificados”, complementa Rosenberg.

Se você deseja saber mais sobre avaliação de desempenho, entre em contato com os especialistas da MicroPower. Oferecemos as melhores soluções para administração de desempenho, possibilitando o planejamento de ações de desenvolvimento, orientação e correção. Dessa forma, seus gestores terão informações precisas para adequar suas equipes às demandas atuais e futuras, o que resultará em maior produtividade e velocidade frente às mudanças no ambiente de negócios. 

Referência: Além do e-Learning, abordagens e tecnologias para a melhoria do conhecimento, do aprendizado e do desempenho organizacional, de Marc J. Rosenberg.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading