Marketing pessoal: invista em sua melhor imagem

“Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação de necessidades e desejos através de processos de troca”, acredite ou não, a definição feita pelo papa do Marketing, Philip Kotler, não se aplica apenas a produtos físicos e comercializáveis, mas também à sua imagem

Você provavelmente já ouviu falar em marketing pessoal, tema tão comentado no mercado de trabalho. Mas sabe ao certo como fazer de sua imagem pessoal um atrativo cartão de visitas ao mercado? 

É evidente que a maneira como você se veste, o tom da sua voz, sua postura e seu comportamento (proatividade, comunicação, educação, simpatia, firmeza, busca por capacitação) são importantes para formar a imagem que seus colegas e clientes criam sobre você, isto é, na percepção que têm de sua pessoa. Isso impacta na confiança que depositam em seu trabalho e em possíveis promoções, fechamento de contratos, indicações e até novas ofertas de trabalho. 

Por isso, avalie o ambiente de sua empresa (se é mais formal ou informal), como seus líderes comportam-se; também dê atenção aos colegas do escritório, seja prestativo e esteja aberto para conhecer as pessoas. Lembre-se de que o “mercado de trabalho é pequeno”, você pode encontrar com quem menos imagina em outros momentos de sua carreira. 

Com os avanços tecnológicos, sua imagem pessoal deixou de ser avaliada apenas pela forma como você se veste, fala, seu gestual, comportamento e postura. As redes sociais chegam antes de você às outras pessoas, inclusive, a clientes e futuros contratantes. É importante aproveitar todas vitrines para passar a melhor imagem e se destacar. Você avisa sua rede sobre mudanças de carreira? Mantém o LinkedIn atualizado? Essa pode ser uma ferramenta fantástica para a divulgação de seu portfólio, artigos e projetos interessantes que não cabem em seu currículo.

E como andam suas contas no Instagram, Facebook, Twitter? Mesmo no caso das redes sociais que não são voltadas aos negócios, é preciso cuidar de sua imagem. Portanto, pense duas vezes antes de publicar uma foto ou comentário. Colegas, líderes, clientes, headhunters podem estar de olho e, inevitavelmente, criarão uma imagem em cima de tudo o que você está postando. Por isso, some todos os “ingredientes” citados acima e aposte no uso de sua melhor imagem. Juntos, postura, tom de voz, opiniões, atitude proativa, educação e, claro, um excelente trabalho o representarão para o mercado.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados