Como facilitar o processo de aprendizado do seu time

Estratégias para criar um e-Learning mais interessante, simples e efetivo

 

Gestor de treinamento, você sabe qual é a sua missão? Sim, existe uma grande responsabilidade em suas mãos: facilitar o aprendizado e a vida do seu colaborador. Para tanto, ao desenvolver um programa aprendizado que inclua cursos online, é sua função garantir que simples, porém, importantes estratégias facilitadoras sejam adotadas.

 

No campo do aprendizado, o e-Learning destaca-se como uma das melhores ferramentas atuais. Isso por conta da interatividade que esse formato de curso proporciona aos participantes. Imagens, links, games, vídeos, recursos de áudio – em especial comandos de voz, que ajudam a encorajar a audiência – só deixam o processo de aprendizado mais interessante e fisgam a atenção dos participantes.

 

Entretanto, é preciso cuidado com excessos. Lembre-se de que é importante não bombardear (e estressar) o colaborador com tantos recursos. Pelo contrário, eles devem ser usados na medida certa. A seleção e a qualidade desses recursos desempenham um papel significativo no produto final, tornando os cursos e o material de suporte muito mais efetivos.

 

Selecionamos algumas dicas para você facilitar o processo de aprendizado do seu time. Confira se você está no caminho certo!

 

Um conceito por página: apresente um conceito-chave de cada vez. Isso ajudará a reduzir a carga de conhecimento a ser adquirido e fará com que o colaborador mantenha seu foco na ideia central.

 

Remova o que estiver em excesso: você precisa passar a informação de maneira interessante, mas também direta e simples. Por isso, elimine todos os recursos desnecessários. A escrita deve ser concisa, os exemplos perfeitamente condizentes com a realidade do colaborador e as mídias exigem cuidado na seleção; elas devem ser acrescentadas para dar suporte e acrescentar à experiência de aprendizado, não para sobrecarregar e até para confundir o participante.

 

Acesso à informação: ofereça amostras de conteúdo, cápsulas de informação que serão facilmente absorvidas pelos participantes dos cursos. Uma excelente estratégia é usar mecanismos como janelas pop ups ou links como “clique para conferir” para que os participantes explorem e descubram o conteúdo aos poucos, em seu ritmo.

 

Ofereça variedade: seus colaboradores irão reter o conhecimento com mais facilidade, a partir do uso de diferentes veículos de informação. Por exemplo, você pode oferecer um conteúdo em formato de texto (via apostila) somado a vídeos de suporte para demonstração ou conteúdo de áudio suportado pela experiência com games.

 

Estabeleça pontes: seu e-Learning deve criar links com conteúdos já ministrados e com os objetivos principais do processo de capacitação. Isso vai reforçar o aprendizado, já que facilitará a compreensão do participante a respeito de suas capacidades, necessidades de aprendizado e da forma como o programa de aprendizado pode acrescentar valor às suas atividades.

 

Referência: Portal e-Learning Industry


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados