Como criar testes de múltipla escolha para e-Learning – parte II

Novas dicas para elaborar suas avaliações de maneira muito mais efetiva 
 
No post M��ltipla escolha, destacamos três práticas básicas para você aprimorar o desenvolvimento de seus testes. Hoje, complementamos o tema com mais três dicas de como utilizar esse método de avaliação de uma forma muito mais efetiva em seu e-Learning e, assim, conseguir de fato saber o que seus colaboradores aprenderam com o seu treinamento. Confira!

Mude a ordem das alternativas corretas
Busque não criar a mesma estrutura para as respostas. Por exemplo, intercalar uma resposta correta com a letra D entre duas corretas com letra na B ou manter as corretas sempre na alternativa A. Isso porque esse padrão é facilmente percebido pelos avaliados.

Evite a resposta “todas as alternativas”
Todos já passamos por testes que contavam com uma resposta “Todas as alternativas anteriores”. Ela quase nunca aparece, por isso quando “dá as caras” é quase certo que está correta. Para os avaliados notarem esse padrão é tão simples quanto somar 1 + 1. Portanto, se você deseja incluir mais de uma alternativa correta em seus testes, faça isso de forma clara, logo no enunciado. Forneça instruções para que seus colaboradores saibam que precisam escolher mais de uma resposta correta.

Deixe de lado "manipulações"
Criar pegadinhas com a utilização de respostas semelhantes parece tentador, principalmente, se você acredita que isso tornará o teste mais desafiador para o avaliado. No entanto, se você realmente deseja saber o nível de conhecimento de seu colaborador, é bom deixar tais artimanhas de lado. Ao tentar maquiar as alternativas, ou seja, disfarçar as erradas com o uso de palavras relacionadas ao conceito certo, você só irá confundir e frustrar os participantes de seu e-Learning; sem contar que não conseguirá ter uma ideia clara daquilo que o time conhece sobre o assunto ministrado.

Referência: Portal e-Learning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading