As vantagens do uso de cenários reais no e-Learning

A utilização de cenários reais para engajar os colaboradores

Quais são os elementos mais importantes para a criação de um e-Learning realmente engajador? Conteúdo de qualidade, design caprichado? Claro. Mas você já pensou no uso de cenários reais para engajar seu time de colaboradores? 

Quadrinhos com cenários e personagens reais, fotografias e produções audiovisuais podem ser o tempero que faltava para seus treinamentos. Confira três razões para investir nessa estratégia!

Engajamento
Seja honesto e diga quantas vezes você já se perdeu em uma conversa ou durante um treinamento cujo o assunto não lhe interessava? A mesma coisa acontece com seus colaboradores. Portanto, para evitar cochilos, conversas e outras distrações, é importante engajar seu pessoal. De que forma? Crie algo que realmente interesse o time; que esteja relacionado às atividades de todos os colaboradores. É aí que uma experiência de aprendizado customizada com elementos como cenários, narrativas e situações especiais fazem toda a diferença. Isso tudo ajuda a conectá-los com o material.

Imediata aplicação do conhecimento
Cenários da vida real permitem que os participantes de treinamentos mergulhem profundamente no contexto do conteúdo apresentado. Assim, eles se relacionam com as situações e com as informações mais facilmente e conseguem aplicar suas habilidades e conhecimentos diretamente em suas tarefas diárias. 

Colaboradores no comando
Os cenários da vida real são excelentes veículos de informação, uma vez que o conteúdo pode ser incluído dentro deles para que os colaboradores acessem da maneira mais interessante e conveniente. Eles podem ser usados, por exemplo, para apresentar procedimentos e regras. Outro ponto importante é que eles dão aos participantes um gostinho de realidade, permitindo-lhes controlar uma situação – a partir da simulação – como fariam no trabalho de verdade. Tudo isso sem a “pressão” de errar, ou seja, se os colaboradores escolherem uma opção desfavorável, eles têm a chance de corrigir a situação como se estivessem no mundo real. 

Referência: Portal e-Learning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading