e-Learning: popularize seus treinamentos

Que tal uma “repaginada” em seus treinamentos para conquistar os colaboradores?

Você tem percebido queda no número de inscritos nos treinamentos de sua empresa ou, ainda, que os profissionais dão início às atividades, mas acabam abandonando os cursos? Se a resposta é sim, atenção! Você precisa popularizar e dar um “up” em sua estratégia educacional.

As empresas esforçam-se para criar materiais ricos em informações, plataformas para oferecer suporte aos usuários, estratégias para tornar a experiência de aprendizado mais rica e interessante. No entanto, não é tarefa fácil criar algo realmente engajador. Em algumas situações, o conteúdo é interessante, mas a forma como ele é entregue já está “batida”, ultrapassada; o oposto também pode acontecer e, mais curioso, tudo pode parecer perfeito e mesmo assim não atrair audiência.

Para ajudá-lo na missão de popularização de seus treinamentos, selecionamos três ótimas dicas. Confira!

“Gamifique” o curso
Transforme seu e-Learning em diversão e, principalmente, em uma experiência enriquecedora. Para tanto, você pode “gamificar” seu treinamento: criar pontuação, atribuir créditos aos colaboradores que concluírem módulos e conquistarem os resultados esperados; formar times integrando profissionais de diferentes departamentos ou dividir as equipes justamente por departamentos, deixando-os competir pelas melhores pontuações. Além disso, é importante fazer a divulgação dos melhores resultados e reconhecer e/ou recompensar os “vencedores” a cada trimestre ou semestre.

Proporcione uma experiência social
O e-Learning costuma ser uma experiência entre o colaborador e seu instrutor ou, no máximo, a área de treinamento da empresa. Isso pode tornar as iniciativas de aprendizado meio entediantes. Por isso, é importante tornar o e-Learning uma experiência social. Como? Crie iniciativas que permitam aos colaboradores postar dúvidas, prover respostas, avaliar as respostas dos colegas. A ideia é criar comunidades virtuais para trocas de experiências e conhecimentos. Atribua pontos para participações, perguntas, respostas. Tais pontos podem ser acumulados pelos funcionários e depois serem convertidos em recompensas e reconhecimentos públicos.

Crie acessibilidade
Certifique-se de que seus colaboradores possam ter acesso aos conteúdos por tablets, smartphones, computadores e outros gadgets; proporcione esses meios e também produza conteúdos que possam ser acompanhados online e off-line; além disso, crie oportunidades para que os colaboradores participem ativamente de seus treinamentos sem a preocupação com o relatório a ser entregue às 16h ou com a reunião do dia seguinte; janelas de 10 minutos na programação diária podem fazer milagres quando oferecem real valor para o time.

Referência: Portal e-Learning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados