Apresentações online: ideias criativas para profissionais de e-Learning

Para engajar os colaboradores é preciso ter criatividade e boas pitadas de efeitos visuais e sonoros

Ao fazer uma apresentação presencial é possível chamar a atenção para a cor da gravata de alguém na plateia, contar histórias, cantar, propor participações improvisadas e diferentes dinâmicas. Mas quando o assunto é apresentação online, são necessárias estratégias criativas para tornar seu conteúdo interessante e dinâmico aos olhos da audiência.

A forma como você apresenta seu material merece muita atenção. Mas a grande vantagem dos profissionais de e-Learning é que eles contam com uma porção de ferramentas e recursos para construir apresentações onlineSe você busca inspiração e ideias fresquinhas, confira as dicas que selecionamos do site eLearning Industry

Engajamento já! 
Uma apresentação online nunca deve ser estática. Use cenários, games, botões para os usuários clicarem e irem direcionando a forma como desejam aprender. Para tanto, tenha certeza de que seu sistema é simples o suficiente para a navegação. Considere incluir tópicos ou questões curiosas e até provocativas no final de cada apresentação para deixar sua audiência curiosa, mais interessada pelas ideias. Mas garanta que as perguntas sejam exploradas e respondidas. Com isso, o nível de engajamento certamente aumentará.  

Música para todos os ouvidos
Você com certeza já viu algum filme em que as imagens não condiziam com os sons, não tinham harmonia. Isso quebra totalmente o clima e o envolvimento com a história, não é mesmo? Então por que com treinamentos funcionaria de outra forma? Uma trilha sonora influencia bastante o sucesso de um treinamento. A música cria respostas emocionais e se conecta instantaneamente às pessoas. Os tons da melodia irão estimular a criatividade e poderão criar conexão com sensações e situações com as quais o colaborador já está familiarizado. 

Metáforas ajudam – e muito! 
De acordo com definição do dicionário Michaelis, metáfora é o emprego de uma palavra em sentido diferente do próprio por analogia ou semelhança. Mas, por que utilizar essa figura de linguagem em uma apresentação online? A memória conta com diferentes fases. Passamos pelos momentos de atenção, compreensão, armazenamento e, finalmente, recuperação. Esse último é quando o cérebro associa todo o conteúdo que “arquivou”, isto é, informações, cheiros, sons, gostos para auxiliar no processo de lembrança e resgate de ideias. Por isso as metáforas são importantes! Para que seus colaboradores relacionem as informações com o que eles já conhecem. Isso facilitará o processo de compreensão e retenção do conhecimento na memória de longo prazo.

Vídeos e animações: grandes aliados
Um bom vídeo otimiza a efetividade de sua apresentação online. Você pode criar materiais ou usar trechos de produções já conhecidas, integrados ou separadamente (em diferentes momentos de seu treinamento) para explicar conceitos, demonstrar situações ou divertir a audiência. Além disso, as animações cada vez mais conquistam a atenção das pessoas. Quando aplicadas no treinamento online de maneira estudada (e não em todos os momentos como simples distração), proporcionam uma experiência quase cinematográfica e, melhor, facilitadora do aprendizado. Quando usar? Para especificar processos e conceitos difíceis. Não se esqueça de investir em narração apropriada e simpática para aumentar o engajamento.

Referência: Portal e-Learning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading