Sinais de que sua empresa precisa de e-Learning

No mundo de hoje, as empresas investem na aprendizagem e no desenvolvimento de sua força de trabalho por meio de diferentes tipos de treinamento. Mas existem dois tipos importantes que precisam ser mencionados. Um é o treinamento em sala de aula liderado por um instrutor e o outro é o e-Learning, que está profundamente conectado com a tecnologia e está ganhando impulso em organizações de todo o mundo.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Implementação e Gestão do e-Learning

O processo para a implementação e gestão do e-Learning requer uma série de ações que, se negligenciadas, podem fazer qualquer iniciativa fracassar

Saber gerir pessoas, prazos, custos e orçamentos de projetos de e-Learning não é tarefa simples. É importante conhecer o processo de diagnóstico das necessidades de formação, métodos, tendências do mercado. Imprescindível também trabalhar a comunicação interna e externa; fazer um alinhamento da estratégia de treinamento com os diferentes stakeholders da organização – acionistas, diretores, eventuais apoiadores e financiadores dos projetos, bem como influenciadores, especialistas que compartilharão expertises e colaboradores de diferentes níveis e áreas que participarão dos treinamentos e ajudarão no processo de divulgação dos mesmos.



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Retrospectiva do blog MicroPower

Os posts mais acessados pelos leitores do blog MicroPower em 2015 e os temas que serão destaque em 2016

O começo do ano é sempre uma ótima oportunidade para avaliar tudo aquilo que aconteceu no ciclo anterior, nos últimos 365 dias. Ideias, ações e projetos: vale a pena observar o que deu certo, o que chamou a atenção do mercado, o que não teve tanta aceitação ou o que merece retoques e melhorias. 

No ano de 2015, “afiamos” a comunicação e desenvolvemos muitos conteúdos para o blog e as redes sociais da MicroPower. Chegamos a pessoas em todos os cantos do mundo e tivemos muitos feedbacks de nossos seguidores. Ao examinarmos acessos, curtidas, compartilhamentos, dúvidas e solicitações dos profissionais da área, conseguimos chegar aos temas mais procurados, isto é, que as pessoas mais têm interesse em conhecer detalhadamente.




Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Dicas para dar um show de webinar

Atenção especial a um fator importantíssimo em um seminário web: a apresentação

Você provavelmente já ouviu falar ou até participou de um webinar – seminário online geralmente transmitido ao vivo. Por isso sabe que não basta “jogar as ideias” de uma maneira engraçadinha para garantir a atenção da audiência. É preciso conectar-se com o público, dar vida ao conteúdo, fazer e mostrar algo novo e atrativo aos participantes.



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Como criar treinamentos e conexões globais

Os gestores responsáveis por desenvolvimento humano devem pensar em uma estratégia que esteja ligada à cultura empresarial, à cultura dos profissionais e as necessidades do time

Com profissionais distribuídos por todas as partes do mundo, é cada vez maior o número de companhias que investem em novas formas de treinamento e capacitação para o time de colaboradores. 

Tal fato já é inclusive demonstrado por instituições especializadas em análise de mercado, como a associação de negócios e pesquisa global The Conference Board. De acordo com Charles Mitchell, diretor-executivo de conteúdo de conhecimento e qualidade da entidade, o levantamento CEO’s Top Challenges 2015, realizado com cerca de mil líderes corporativos em todo o mundo, indicou que a atenção dos executivos está voltada para as habilidades e competências dos colaboradores (desenvolvimento e capacitação), além do engajamento e, claro, a questão da inovação.




Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

MicroPower Presence: ideal para promover eventos com muitas pessoas conectadas simultaneamente

Conheça mais sobre a solução criada pela MicroPower

Você já reparou na crescente demanda por reuniões, palestras, apresentações e treinamentos no ambiente virtual? Entre os principais motivos para esse tipo de escolha destacam-se questões como: redução de custos, otimização de tempo e facilidade para integrar pessoas separadas por grandes distâncias geográficas.



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Por reuniões mais produtivas

Dicas que irão fazê-lo ganhar tempo e garantir qualidade de suas reuniões

Quem nunca ouviu a ideia de que fazer reunião é a melhor forma para matar tempo? Quando em excesso, para discutir todo tipo de assunto e sem objetivos claros, as reuniões realmente podem atrapalhar o andamento do trabalho e parecerem sem fundamento. 

No entanto, reuniões são necessárias para o acompanhamento de atividades e processos realizados em uma empresa. O que faz das reuniões produtivas ou não são ações simples. Selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a manter a objetividade durante esses encontros. Tome nota e pratique! 




Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

4 motivos para se usar vídeos em treinamento


O uso de vídeo no e-Learning muitas vezes pode ter um papel importante na forma de aprender e reter informações. Estudos têm demonstrado que a aprendizagem com o auxílio do vídeo aumenta a taxa de retenção.

Como saber a hora certa de usar o vídeo para o seu treinamento? Aqui estão quatro motivos para explorar esse recurso:




Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Cultura de Alta Performance – Parte 7: Meritocracia


Para atingir elevados níveis de desempenho organizacional e humano, e assim apresentar o que chamamos de Cultura de Alta Performance, uma empresa precisa estar atenta a sete pontos fundamentais:

1) Liderança
2) Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional
3) Objetivos bem definidos 
4) Métricas e Indicadores bem definidos
5) Execução
6) Planejamento e Capacitação da Força de Trabalho
7) Meritocracia

Neste artigo abordaremos o sétimo ponto, a Meritocracia.





Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

MicroPower recebe o "Prêmio Sulsancaetanense da Excelência em Gestão"


Ontem, 27, a MicroPower, representada pelo diretor de Marketing, Daniel Musulin Soeltl, recebeu o troféu "Compromisso com a Excelência", por ter alcançado a maior classificação da categoria, no Prêmio Sulsancaetanense da Excelência em Gestão, evento que faz homenagem às empresas de São Caetano do Sul que mais se destacaram e melhoraram seus modelos de gestões.



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
MicroPower | Apresentações online: ideias criativas para profissionais de e-Learning

Apresentações online: ideias criativas para profissionais de e-Learning

Para engajar os colaboradores é preciso ter criatividade e boas pitadas de efeitos visuais e sonoros

Ao fazer uma apresentação presencial é possível chamar a atenção para a cor da gravata de alguém na plateia, contar histórias, cantar, propor participações improvisadas e diferentes dinâmicas. Mas quando o assunto é apresentação online, são necessárias estratégias criativas para tornar seu conteúdo interessante e dinâmico aos olhos da audiência.

A forma como você apresenta seu material merece muita atenção. Mas a grande vantagem dos profissionais de e-Learning é que eles contam com uma porção de ferramentas e recursos para construir apresentações onlineSe você busca inspiração e ideias fresquinhas, confira as dicas que selecionamos do site eLearning Industry

Engajamento já! 
Uma apresentação online nunca deve ser estática. Use cenários, games, botões para os usuários clicarem e irem direcionando a forma como desejam aprender. Para tanto, tenha certeza de que seu sistema é simples o suficiente para a navegação. Considere incluir tópicos ou questões curiosas e até provocativas no final de cada apresentação para deixar sua audiência curiosa, mais interessada pelas ideias. Mas garanta que as perguntas sejam exploradas e respondidas. Com isso, o nível de engajamento certamente aumentará.  

Música para todos os ouvidos
Você com certeza já viu algum filme em que as imagens não condiziam com os sons, não tinham harmonia. Isso quebra totalmente o clima e o envolvimento com a história, não é mesmo? Então por que com treinamentos funcionaria de outra forma? Uma trilha sonora influencia bastante o sucesso de um treinamento. A música cria respostas emocionais e se conecta instantaneamente às pessoas. Os tons da melodia irão estimular a criatividade e poderão criar conexão com sensações e situações com as quais o colaborador já está familiarizado. 

Metáforas ajudam – e muito! 
De acordo com definição do dicionário Michaelis, metáfora é o emprego de uma palavra em sentido diferente do próprio por analogia ou semelhança. Mas, por que utilizar essa figura de linguagem em uma apresentação online? A memória conta com diferentes fases. Passamos pelos momentos de atenção, compreensão, armazenamento e, finalmente, recuperação. Esse último é quando o cérebro associa todo o conteúdo que “arquivou”, isto é, informações, cheiros, sons, gostos para auxiliar no processo de lembrança e resgate de ideias. Por isso as metáforas são importantes! Para que seus colaboradores relacionem as informações com o que eles já conhecem. Isso facilitará o processo de compreensão e retenção do conhecimento na memória de longo prazo.

Vídeos e animações: grandes aliados
Um bom vídeo otimiza a efetividade de sua apresentação online. Você pode criar materiais ou usar trechos de produções já conhecidas, integrados ou separadamente (em diferentes momentos de seu treinamento) para explicar conceitos, demonstrar situações ou divertir a audiência. Além disso, as animações cada vez mais conquistam a atenção das pessoas. Quando aplicadas no treinamento online de maneira estudada (e não em todos os momentos como simples distração), proporcionam uma experiência quase cinematográfica e, melhor, facilitadora do aprendizado. Quando usar? Para especificar processos e conceitos difíceis. Não se esqueça de investir em narração apropriada e simpática para aumentar o engajamento.

Referência: Portal e-Learning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados