Mobile Learning: informação transmitida de maneira rápida

Cada vez mais populares, os dispositivos móveis são ideais para a distribuição rápida de conteúdo 

É difícil imaginar a vida sem as facilidades tecnológicas que contamos hoje. Basta ficar sem bateria no celular ou até esquecê-lo em casa e pronto! Vem aquela sensação de que falta algo, de que alguém importante pode tentar contato e não conseguir falar ou de que estamos off para o mundo – sem acesso a notícias e outras facilidades como aplicativos com lembretes de programação, notas, endereços e telefones importantes.

Conforme destaca Nick van Dam em seu livro 25 Melhores práticas em aprendizagem e desenvolvimento de talentos, cada vez mais as pessoas necessitam de acesso a informações, conhecimento e soluções de aprendizado na velocidade dos negócios. “Para o desenvolvimento de uma força de trabalho de alto desempenho global é crítico que tenhamos uma distribuição rápida de conteúdo”, ele aponta sobre o aprendizado no meio corporativo, cada vez mais atrelado à rotina (pessoal e profissional) dos colaboradores.

Para tanto, os dispositivos móveis, em especial, os smartphones têm aumentado as oportunidades de fornecer aprendizado de forma rápida, simples e acessível a todos. Afinal, é crescente o número de colaboradores que utilizam esse tipo de aparelho multifuncional. Reforçando a ideia do post da semana passada (O mobile learning já faz parte do aprendizado de agora e do futuro), de acordo com a Unesco, há mais de 6 bilhões de pessoas com acesso a um dispositivo móvel conectado.

Há diversas maneiras de aproveitar as funcionalidades dos dispositivos móveis para fornecer aprendizado e desenvolvimento para sua equipe. Detalhamos algumas ideias propostas por Nick van Dam em seu livro. Confira!

Complementar pesquisas com acesso à internet
Além do acesso facilitado a e-mails, contatos e mensagens, por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis é possível navegar de forma rápida pela internet, realizar testes e avaliações relacionadas ao conteúdo que está sendo aprendido, pesquisar outras referências de conhecimento, acessar links em sites especializados, vídeos e áudios relacionados aos conteúdos propostos em aula/treinamento.

Transmitir aprendizado baseado em vídeos 
Os dispositivos móveis permitem que o colaborador veja novamente palestras gravadas em vídeo, clips instrucionais, bem como apresentações e filmes de líderes. Lembrando que os vídeos têm um grande poder de impacto e engajamento, além de mostrarem exatamente como uma tarefa deve ser executada. 

Suportar aprendizado colaborativo e redes sociais
Os aprendizes poderão checar dados com seus líderes ou orientadores, ter acesso a um especialista ou colaborar com parceiros através de redes sociais e comunidades de prática. Vale destacar que os dispositivos móveis têm capacidade de oferecer treinamentos e seminários via web.

Armazenar e visualizar cursos de aprendizagem tipo podcast
Os dispositivos móveis têm capacidade de armazenar uma série de cursos em formato podcast e videocast que podem ser acessados (inclusive de forma off-line) de qualquer local e no momento mais oportuno ao colaborador.

Se sua empresa busca alta performance e novos recursos para a capacitação do time de colaboradores, acesse o site da MicroPower e confira nossas soluções. Nosso novo aplicativo MicroPower Performa Mobile facilitará o acesso de seus colaboradores a treinamentos, avaliações, testes e biblioteca de arquivos disponibilizados por sua organização no MicroPower Performa.

Referência: 25 Melhores práticas em aprendizagem e desenvolvimento de talentos, de Nick van Dam

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados