Resultados a partir do e-Learning

Confira quatro elementos que todos os projetos de e-Learning bem-sucedidos têm em comum

Não há uma fórmula para o sucesso de um projeto em formato e-Learning. O que funciona para um curso ou empresa pode perder completamente o sentido para outra marca ou proposta. No entanto, existem quatro elementos que aparecem em todos os projetos de e-Learning bem-sucedidos. Confira quais são eles!

1 | Metas e objetivos claros
Tenha uma ideia clara do que você precisa para alcançar até o final do projeto, só assim você pode determinar o processo para conquistar os objetivos. A equipe de e-Learning precisa estar totalmente integrada quando se trata de metas e objetivos de um projeto. Uma análise deve ser feita por todo o grupo de profissionais para articular como o curso e-Learning poderá preencher as lacunas de aprendizagem que existem atualmente na organização.

2 | Expectativas e papéis definidos
Deve-se estabelecer funções e responsabilidades para a equipe de treinamento, sobretudo, aos profissionais selecionados para atuar nos projetos e-Learning. Numa primeira reunião, é importante que fique claro como a função de cada colaborador será importante para que se consiga atingir o objetivo principal do curso. Uma plataforma de gerenciamento de projeto pode, por exemplo, dar suporte para que os profissionais entendam o passo a passo das atividades, como eles podem entrar em contato com outros membros da equipe e até funcionar como um repositório de informações, além de sistema de compartilhamento de arquivos e dados de pesquisas.

3 | Pesquisa de audiência
Pesquise o máximo de informação possível a respeito de seu público-alvo. Aprenda quais são seus gostos e necessidades, conheça sua bagagem cultural e profissional, entenda como ele se relaciona com os colegas da empresa, como prefere acessar o conteúdo. Estude tudo antes de criar o storyboard do seu curso e descobrir quais atividades de aprendizagem você vai utilizar. Para tanto, vale fazer pesquisas, grupos de discussão, entrevistas e avaliação de diagnóstico para determinar o que eles sabem e o que eles precisam saber, além de como você pode transmitir mais eficazmente a informação.

4 | Avaliação de e-Learning
Para determinar se o seu e-Learning é verdadeiramente bem-sucedido, você precisa ser capaz de acompanhar o progresso do aluno. Assim, é preciso ter uma estratégia de avaliação de e-Learning eficaz, baseada no contexto da empresa e de seus colaboradores e que contenha uma vasta gama de testes. Importante: todos os membros da equipe devem estar cientes dos objetivos da avaliação, ou seja, precisam estar atentos ao que medir e como medir.

Referência: Portal eLearning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados