e-Learning: como engajar baby boomers

Uma estratégia de e-Learning interessante e adequada para os diferentes tipos de colaboradores

Se as novas gerações já nascem totalmente “ambientadas” às tecnologias, os Baby Boomers são recém-chegados nesse campo. Por isso, alguns podem ser até mais relutantes quando convidados a participar de treinamentos online.

Assim, o desafio de muitos profissionais de treinamento é descobrir como usar a tecnologia para atrair esse público, fazendo os Boomers se sentirem mais confortáveis diante de algumas mudanças, como novos sistemas, mídias e formas de trocar o conhecimento. 

É claro que não podemos generalizar. Há muitos Baby Boomers tech-savvy, que conhecem tudo e mais um pouco de tecnologia, vasculham sites, sabem de todos os produtos lançados no mercado, participam de fóruns e comunidades virtuais. Por isso, você deve estar atento à maneira como irá estruturar uma estratégia de e-Learning interessante e adequada para os diferentes tipos de colaboradores.

Selecionamos algumas sugestões para ajudá-lo e dividimos em dois posts. Confira a primeira seleção de dicas!

Navegação simples e intuitiva – independentemente de sua audiência contar com colaboradores mais ou menos acostumados com tecnologias, você deve pensar em criar cursos com interfaces intuitivas e fácil acesso ao conteúdo do e-Learning. Destaque temas importantes, colocando seus ícones em locais visíveis. Use imagens, vídeos, links, ou seja, instigue a curiosidade do colaborador e faça-o clicar instintivamente.

Aproveite as experiências pessoais – os Boomers acumulam experiências valiosíssimas, que podem muito bem ser aproveitadas em seus treinamentos online. Como? Desenvolva atividades para encorajá-los a explorar situações e tópicos relacionados às suas vivências, aos temas que eles possuam mais conhecimento (com base em seus currículos ou até experiências pessoais). Deixe-os descobrir saídas para questões por conta própria, mas sempre propondo a troca com colegas e pares no ambiente online.

Deixe-os trabalhar com independência – os profissionais com mais tempo de vivência no mercado de trabalho gostam de ter autonomia para tomar decisões, por isso, será interessante dar aos Boomers controle completo sobre como irão trabalhar os módulos de seus treinamentos. Encoraje-os a estabelecerem metas para si próprios e, mais, levante suas ideias e sugestões para aperfeiçoar os próximos treinamentos. Saber que suas ideias são importantes e que eles poderão contribuir para o aprimoramento dos cursos online será motivador para esse time!

Referência: Portal e-Learning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading