Finalidades do podcast

A principal vantagem do podcast é sua flexibilidade

Já falamos sobre a popularização dos podcasts no Brasil no post Podcast: uma solução educacional prática e eficaz para sua equipe, mas você sabe ao certo quais são as finalidades desse tipo de ferramenta?

Conforme explicam Andrea Filatro e Sabrina Cairo, especialistas em Educação e autoras do livro Produção de conteúdos educacionais (editora Saraiva), além de ter aplicações importantes na aprendizagem de habilidades verbais e comunicação em público, o áudio é aplicável para apresentações de conteúdos motivacionais ou do tipo “como fazer” (o famoso passo-a-passo).

Importante destacarmos o fato de os podcasts serem soluções educacionais extremamente práticas, úteis enquanto as pessoas estão se locomovendo ou realizando outras atividades, como lavar louça ou cuidar das plantas. 

Destacamos algumas de suas finalidades, com base nos destaques da obra de Filatro e Cairo. Confira!

OS PODCASTS PODEM SER USADOS PARA...

  • Explicar e complementar material textual, detalhando e reforçando conteúdos e itens específicos;
  • Narrar experiências feitas em campo e o passo-a-passo de processos técnicos;
  • Registrar opiniões, experiências e testemunhos de fontes;
  • Reproduzir sons correspondentes a tópicos de estudo, tais como músicas, conversas em diferentes idiomas e até reportagens para contextualização da audiência;
  • Possibilitar a dramatização de eventos históricos ou simular interações sociais e profissionais, como reuniões de negócios, treinamentos com o time, sessões de comitês e conselhos.
*Tópicos adaptados da obra Produção de conteúdos educacionais, de Andrea Filatro e Sabrina Cairo.


Referência: Produção de conteúdos educacionais, de Andrea Filatro e Sabrina Cairo

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Loading