Dicas para dar um show de webinar

Atenção especial a um fator importantíssimo em um seminário web: a apresentação

Você provavelmente já ouviu falar ou até participou de um webinar – seminário online geralmente transmitido ao vivo. Por isso sabe que não basta “jogar as ideias” de uma maneira engraçadinha para garantir a atenção da audiência. É preciso conectar-se com o público, dar vida ao conteúdo, fazer e mostrar algo novo e atrativo aos participantes.

Como “anfitrião” de um webinar, você tem o controle completo da situação. Isso significa que está em suas mãos trabalhar sua aula ou treinamento de maneira atraente, inspiradora e, ao mesmo tempo, simples e esclarecedora. 

Os passos para a criação de um webinar são os seguintes: depois do tema definido, do levantamento e da organização de materiais (roteiro), é necessário escolher uma data; convidar os participantes; montar uma página para registro de inscritos; criar e-mails de divulgação e outras comunicações corporativas; acompanhar as inscrições; testar o sistema e seu próprio computador; organizar a sala ou o local de onde será apresentado o seminário; preparar-se para interagir com o público. 

Depois da transmissão ainda é preciso: agradecer aos participantes; responder às dúvidas; enviar e-mails com links e referências; fazer a avaliação do webinar (uma pesquisa para entender se o seminário foi proveitoso, o que pode ser melhorado, qual o grau de satisfação dos participantes, entre outras ideias).

Parece muita coisa? De fato, você deve considerar tudo para que seu webinar consiga trazer algo de diferente e permaneça na memória do colaborador. Mas dê atenção especial a um fator importantíssimo: a apresentação.

Selecionamos algumas dicas que irão ajudá-lo a apresentar um show de webinar. Confira!

Atenção ao som – Para que tudo corra bem com seu áudio, tenha em mente as seguintes dicas: escolha um local tranquilo e silencioso; conte com um assistente técnico (durante seu webinar você precisa estar focado em fornecer o conteúdo); use o microfone certo (não confie em microfones embutidos em seu laptop ou desktop, use microfones externos).

Pratique muito – Antes de entrar ao vivo, é interessante dar uma “aquecida”. Faça exercícios vocais, solte o corpo, treine os tópicos principais para ganhar confiança! Teste se o tempo está adequado, afinal, você não quer transmitir a ideia de que está disputando uma maratona enquanto se apresenta, certo? Considere, inclusive, gravar-se. Como um teste para ver o que está funcionando ou deve ser cortado de sua apresentação. 

Comece com uma história – Boas histórias envolvem e nos prendem, pois fazemos uma relação imediata com nossas vivências e emoções. Quer fisgar sua audiência? Então comece seu webinar contando uma história. Pode até ser a sua história (de maneira breve, claro). Apresente-se de uma maneira diferente daquele perfil que você usa em seu currículo ou nas redes sociais. Diga o que o levou ao tema que será apresentado, qual o interesse que tem por treinamentos, por que criou o webinar que está prestes a apresentar. Lembre-se de deixar sua apresentação em tom pessoal e crie momentos ou elementos de suspense para envolver ainda mais a audiência. 

Exemplifique com fatos reais – Ao ouvir experiências da vida real, os colaboradores percebem que podem aplicar as mesmas soluções e chegar a resultados eficazes. Em um webinar, histórias e exemplos práticos envolvem muito mais que gráficos, números e porcentagens. Aposte em cases de sucesso, pesquisas e belos infográficos para dar suporte às informações que você irá transmitir. 

Lembre-se de que a sua voz é a conexão – É claro que você vai precisar fazer pausas, mas elas devem ser curtas. Evite ficar mais que três segundos em silêncio, caso contrário, seu público pode pensar que a apresentação perdeu o som por conta de problemas técnicos. Se for ficar em silêncio, deixe os ouvintes saberem. Por exemplo: se quiser dar-lhes um tempo para algo, como a leitura de um parágrafo, diga: “Agora vou deixar que leiam o primeiro parágrafo do texto”. Comunique sempre!

Em busca da ferramenta ideal para realizar seu webinar? Então conheça o MicroPower Presence, uma tecnologia que permite a realização de diferentes tipos de eventos via internet ao vivo, com agilidade e elevado nível de colaboração entre os participantes.

Para mais informações, acesse o site da MicroPower e entre em contato com nossos especialistas!

Referência: eLearning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados