e-Learning: a importância da trilha sonora

A trilha sonora influencia o sucesso de um curso ou uma apresentação

A música tem um grande poder sobre todos nós desde muito cedo. Para se ter noção, nossa memória auditiva já começa a ser desenvolvida durante a gestação – o feto pode ouvir sons a partir da 21ª semana. Depois do nascimento, o bebê consegue reconhecer sons que ouviu regularmente durante a gestação, especialmente, vozes.

Ainda pequenos passamos a cantarolar, reconhecemos as trilhas sonoras de nossos programas e filmes favoritos, ou seja, nossa relação com sons torna-se cada vez mais forte. Com o tempo, relacionamos músicas a momentos marcantes de nossas vidas. 

Em treinamentos não poderia ser diferente. Uma trilha sonora definitivamente influencia o sucesso de um curso ou uma apresentação. A música cria respostas emocionais e se conecta instantaneamente às pessoas. Os tons da melodia estimulam a criatividade e criam conexão com sensações e situações com as quais o colaborador já está familiarizado. 

Para você entender um pouco mais sobre esse “universo sonoro”, selecionamos três benefícios a partir do uso de música no e-Learning. Confira!

Retenção de conhecimento – Uma música de fundo em um curso e-Learning pode ajudar a audiência a reter mais informação, armazenando-a até mesmo na memória de longo prazo. Isso acontece, principalmente, devido ao fato de que a música normalmente desencadeia uma resposta emocional. A música também pode acalmar o colaborador, especialmente trilhas sonoras clássicas ou ambientais, facilitando o processo de concentração em uma tarefa.

Envolvimento sensorial – Diferentes sentidos são tocados pela música. Sua audiência não somente ouve a música ou vê os conteúdos na tela, mas também sente as notas musicais. Assim, você pode usar diferentes trilhas sonoras para oferecer experiências únicas, por exemplo, relaxamento, estímulo à concentração e motivação do time.

Conexão emocional – Imagine páginas e mais páginas de texto. Imaginou? Agora pense em um conteúdo com texto, imagens e, claro, som. Qual dos dois vai tocar sua audiência? A música cria uma conexão emocional com as pessoas que é praticamente imbatível. Somada a outros elementos então, ela se torna vital para reforçar o aprendizado. Por exemplo, se você usar uma faixa musical específica toda vez que mencionar um conceito importante, os cérebros de seus colaboradores serão treinados a manter o foco ao ouvir o som e entrarão em estado de atenção sempre que ele surgir.

Referência: Portal eLearning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados