Tendências: conteúdo de treinamento construído por todos

Blogs, wikis e fóruns – incentive seu colaborador a participar da construção do e-Learning

Vivemos tempos de construção coletiva e compartilhamento do conhecimento. A internet, os veículos de imprensa e, principalmente, os blogs e as redes sociais estimulam a participação de todos nesse processo de criação e divulgação de informações. 

Estamos na “era da participação”, em que cada um de nós pode ser um produtor, apresentador, produtor dos próprios conteúdos, conforme destaca Carolina Frazon Terra, especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, em seu livro Blogs corporativos: modismo ou tendência?. Ideia reforçada por Francisco Antonio Soeltl, presidente da MicroPower e do Instituto Learning & Performance Brasil, na publicação e-Learning no Brasil: retrospectiva, melhores práticas e tendências no campo dos treinamentos.

De acordo com Soeltl, em um portal de educação, os participantes podem colaborar com a construção do conteúdo, utilizando recursos como:

Blogs – O instrutor de treinamento pode sugerir que essa funcionalidade seja usada como um diário de bordo, para acompanhar o andamento dos projetos. Além disso, propor atividades (incluindo textos, fotografias, áudios e vídeos) e estimular a troca de perguntas e respostas entre os participantes.

Wikis – Construção de um KB (Knowledge Base) pelos próprios alunos. Como uma Wikipédia recheada de conteúdos relacionados aos cursos que estão sendo ministrados aos colaboradores. Esse KB permite adicionar textos e /ou informações em geral. Se algum colaborador achar que o texto postado está incompleto, ele entra em ação para completá-lo.

Fórum de Discussão – Para postagens e discussão de assuntos pontuais. Saiba como trabalhar com fóruns clicando aqui.

Lembre-se de que além do conteúdo, é importante oferecer suporte para todos que utilizam sua plataforma, ou seja, tecnologia para gerenciamento de campos, tecnologias síncronas e assíncronas, que permitam a interação e a colaboração entre os parceiros, viabilizando a construção coletiva do conhecimento.

Para saber mais informações sobre as melhores soluções educacionais e tecnológicas para a sua empresa, entre em contato com os especialistas da MicroPower!

Referências: Blogs corporativos: modismo ou tendência?, de Carolina Frazon Terra; e-Learning no Brasil: retrospectiva, melhores práticas e tendências, de Francisco Antonio Soeltl.
                     
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Loading