3 dicas para implementar soluções integradas de aprendizado

Blended Learning – conheça as melhores práticas

O Blended Learning ou aprendizado híbrido é uma forma de aprendizado que mescla ensino a distância e presencial. Ele demonstra ser a melhor solução para as empresas capacitarem seus colaboradores, já que a dependência excessiva de uma estratégia de fornecimento não se mostra efetiva. 

Entre outras vantagens, integrar soluções de aprendizado também possibilita mais flexibilidade para empresas e colaboradores.

Selecionamos 3 dicas de como você pode implementar (ou aprimorar) a arquitetura de aprendizado e desempenho em sua organização. Confira!

#1 Identifique objetivos antecipadamente
Esse primeiro passo será importante para garantir clareza para sua estratégia de blended learning. E atenção: ele vem bem antes da criação do conteúdo. É preciso ter certeza sobre quais conhecimentos você deseja que seus colaboradores adquiram e quais são as competências que você precisa desenvolver nesses profissionais para conseguir seguir com a produção do material.

#2 Escolha a mídia e as técnicas corretas
Depois de ter uma visão clara sobre seus objetivos, você precisará escolher os componentes de aprendizagem híbrida. Coloque-se no lugar do colaborador e identifique como e por onde ele gostaria de estar em contato com o conteúdo. Qual é a necessidade desse público? Ele precisa de mais horas de treinamento em sala de aula com o acompanhamento presencial do instrutor ou pode estudar sozinho por videoaulas, interagindo em comunidades online e dispondo de algumas horas na semana para aulas presenciais.

3# Monitore o desempenho do colaborador
Avaliar o desempenho de sua audiência e progresso ao longo do período de treinamento é parte fundamental de sua estratégia de aprendizado. Utilize um sistema de avaliação que permita avaliar cada estágio. Que tal adicionar breves questionários online no fim de cada módulo? Outra grande oportunidade de receber feedback é realizar chats ao vivo com os seus colaboradores. Dessa forma, não só o público vai sentir que conta com um sólido sistema de apoio, mas você será capaz de levantar retornos valiosos sobre o progresso e a eficácia do blended learning em sua organização.

Para viabilizar a implantação de todas as boas práticas citadas acima, você precisará de um sistema estruturado, capaz de fazer a gestão integrada de atividades de desenvolvimento nas modalidades presencial, e-Learning e blended. 

Já conhece o MicroPower Performa LMS (Learning Management System)? Além de possibilitar a administração de programas online, presenciais e combinados, ele trabalha de forma integrada com os demais módulos de gestão de performance. Para conhecer todas as possibilidades da ferramenta, entre em contato com nossos especialistas.

Referência: eLearning Industry Blog
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados