Blended Learning: fuja das armadilhas

O que você deve evitar quando trabalha com práticas integradas

No post anterior (3 dicas para implementar soluções integradas de aprendizado), citamos boas práticas para a implementação da arquitetura do aprendizado e desempenho – integração de abordagens eletrônicas e não-eletrônicas que facilita o aprendizado, o apoio no local de trabalho e também melhora o desempenho humano – em uma organização. 

Hoje, vamos falar das ciladas que você deve evitar quando estiver trabalhando com práticas integradas. Confira!

#1 Não tente fazer a conversão direta entre módulos online e off-line
Conteúdo Blended Learning deve ser uma combinação de componentes online e off-line estruturados para um reforçar ao outro (e não a reprodução do mesmo conteúdo em diferentes veículos). Sempre tenha em mente que existem diferenças significativas entre o aprendizado presencial e o online. Por exemplo, não é indicado converter o conteúdo apresentado ao vivo para um formato online, sem uma boa adaptação, reforço nos conceitos, novas pesquisas de links e outras fontes, bem como análise de formatos (vídeo, áudio e texto). É preciso trabalhar o material de maneira complementar. 

#2 Não suponha que todos os colaboradores estão no mesmo ritmo
Mesmo ritmo no que diz respeito ao conteúdo e, principalmente, ao uso de tecnologia. Assumir que todos os membros do seu grupo estão familiarizados com as ferramentas é um erro. Por isso a importância de se avaliar o público-alvo desde o planejamento do treinamento. Dessa forma, você será capaz de determinar facilmente quais ferramentas e métodos são mais apropriados para seus colaboradores aprenderem no mesmo ritmo.

#3 Não se limite
A grande vantagem dos cursos híbridos é a variedade de ferramentas, estratégias e métodos que você pode utilizar para criá-los. Não é porque uma atividade em sala de aula dura uma hora, que seus módulos para mobile learning devem seguir o mesmo caminho. Respeite as particularidades de cada método e meio. Sabemos que é impossível trabalhar com conteúdo extenso na versão online. Seu objetivo é envolver a audiência, oferecendo o conhecimento com criatividade e, principalmente, efetividade. 

Referência: eLearning Industry Blog
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados