Influência e motivação dentro das organizações


Em épocas de crise, deixar seus colaboradores felizes e produtivos, se torna ainda mais importante e necessário. Dizem que o elogio é parte fundamental da motivação de um colaborador. Sendo assim, compartilhar um bom desempenho de um funcionário com o restante da corporação, é gratificante. Afinal, quem não gosta de ver seu esforço sendo reconhecido? Já para uma critica ou até mesmo um ajuste em uma determinada pendência, deve ser encarado com mais cautela, ou seja, ser feito em particular, durante o feedback.

O grande erro de muitos gestores é expor o colaborador na frente da equipe, ou, pior, de profissionais de outras áreas. As pessoas não gostam de se verem expostas negativamente em qualquer situação. Quando a “bronca” for em público, é muito provável que o subordinado não concorde e ai os resultados serão muito piores, além de causar constrangimento. Quando isso acontece, é natural que o colaborador não se sinta mais motivado a evoluir junto com a empresa, deixando de lado suas ideias e sugestões para agregar à missão e objetivos da corporação.  

Mesmo que a situação seja grave, é necessário controlar a impulsividade, um líder não terá resultados positivos assim. Com o tempo, tal comportamento não será respeitado e o maior prejuízo será para a própria gestão. No ponto de vista financeiro, um funcionário motivado, é sinal de resultado e mais rentabilidade para a empresa. 
Então, para que isso aconteça, é importante que o gestor esteja próximo da equipe e, assim, consiga acompanhar o perfil de cada colaborador, distribuindo melhor cada tarefa. Confira três dicas importantes e motive seu time:

- Mostrar possibilidades de carreira: Uma visão de progresso e de até onde se pode chegar é um dos maiores fatores motivacionais.

-Reconhecimento: Não é necessário dizer mais nada. Sem reconhecimento não há estímulo para o colaborador continuar a se esforçar para contribuir cada vez mais e melhor.

- Gerar um verdadeiro clima de confiança: A confiança mútua entre líderes e liderados é fundamental para a redução de conflitos, resolução de problemas e consequente aumento de produtividade, o que, naturalmente, estimula a motivação.
 


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados