Compartilhe conhecimento

Quando todos trabalham em um objetivo comum, é possível atingir melhores resultados 

Por meio de ferramentas colaborativas, é possível compartilhar conhecimento e aumentar a produtividade dentro das corporações. Envolver os colaboradores nas tarefas e processos do dia a dia, não é uma tarefa fácil, principalmente porque cada área dentro de uma organização possui uma demanda diferente e um método de trabalho específico. Por isso, as tecnologias auxiliam de forma eficaz no desempenho e comportamento dos colaboradores. Mas como trabalhar, de fato, a cultura de colaboração dentro da sua empresa? Listamos abaixo algumas tecnologias comuns que podem ser usadas para suportar sua colaboração:

  • Mensagens instantâneas - Diálogos eletrônicos em tempo real é uma modalidade bastante prática. Porém, é preciso cautela na quantidade de mensagens para não sobrecarregar os usuários.

  • Fóruns de discussão e salas de bate-papo – É possível fazer armazenamento de informações para futuras pesquisas. Mas atenção, no geral, é preciso grande esforço para engajar os usuários a contribuírem ativamente com esse tipo de ferramenta.

  • Blogs – Possibilita que vários autores colaborem com conteúdos, inclusive acrescentando e compartilhando informações. Além disso, é possível habilitar para que todos leiam e comentem. 

  • Seminário web – Compartilhamento em tempo real de aplicações e apresentações. 

  • Ferramentas de construção de redes de conhecimento - Essas tecnologias tentam responder a pergunta “Quem está trabalhando nas mesmas coisas em que estou?”, aponta Rosenberg a respeito da modalidade que busca descobrir afinidades entre usuários. Uma preocupação nesse caso, é que pode ser necessário monitoramento para identificação dos membros de uma rede.

A MicroPower possui uma Ferramenta de Colaboração Social, o OpenMind, que possibilita, entre outros benefícios, a colaboração de diferentes grupos de forma não hierárquica, o aumento da inteligência corporativa e a potencialização da cultura organizacional. Além do MicroPower Presence, que é uma tecnologia que permite a realização de diferentes tipos de eventos via Internet ao vivo, com agilidade e elevado nível de colaboração entre os participantes. Para mais informações sobre a ferramenta, entre em contato com nossos especialistas. 


Referência: Além do e-Learning, abordagens e tecnologias para a melhoria do conhecimento, do aprendizado e do desempenho organizacional, de Marc J. Rosenberg.


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados