Cultura de Alta Performance – Parte 2: Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional


Para atingir elevados níveis de desempenho organizacional e humano, e assim apresentar o que chamamos de Cultura de Alta Performance, uma empresa precisa estar atenta a sete pontos fundamentais:

1) Liderança
2) Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional
3) Objetivos bem definidos 
4) Métricas e Indicadores bem definidos
5) Execução
6) Planejamento e Capacitação da Força de Trabalho
7) Meritocracia

Neste artigo abordaremos o segundo ponto, o Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional.

Toda organização estabelece, de forma planejada ou não, as atitudes e princípios que são valorizados pelos dirigentes e colaboradores, e orientam ações prioritárias do trabalho, e a maneira correta de executá-lo. Cria-se assim a Cultura Organizacional, que é o “jeito de se trabalhar” que permeia a mente e os corações de todos que fazem parte da organização. 

Alguns aspectos específicos dessa Cultura Organizacional podem facilitar ou dificultar o desenvolvimento de um estado de alta performance. Da mesma forma, os princípios e os Valores organizacionais exercem forte influência no comportamento dos colaboradores que impactam diretamente em sua performance. 

Se examinarmos organizações líderes em qualquer segmento ou área de atuação, encontraremos invariavelmente uma cultura organizacional forte, que enfatiza a inovação e a prontidão para enfrentar novos desafios, e uma habilidade “estrutural” para lidar com a Mudança. Mais uma vez temos que ressaltar o papel da liderança em estimular o alinhamento com os Valores e o orgulho pelo nome e marca, para desenvolver nos colaboradores os sentidos de “pertencer” e de “propriedade”, fundamentais para o engajamento, lealdade e empreendedorismo que ampliam as perspectivas da organização de alcançar novos mercados e novas oportunidades de negócios, além de contribuir para a motivação e retenção dos colaboradores. Cabe também à Liderança dar o exemplo e agir corretamente, para que os colaboradores percebam claramente quais são as atitudes valorizadas e requeridas pela organização, e passem a agir da mesma forma.

Entendemos que o papel dos Valores e da Cultura Organizacional será cada vez mais importante para as empresas de Alta Performance, uma vez que fortalecem as relações humanas, os laços entre equipes, e o entendimento dos objetivos e direcionadores estratégicos, mesmo em um ambiente de trabalho cada vez mais baseado em tecnologia, abrangente e disperso geográfica e culturalmente. 

Assim, ao buscarmos o Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional, procuramos ter cada um dos colaboradores incorporando em todas as suas ações os procedimentos, princípios e valores da organização e vivenciando a Cultura de Alta Performance.

Na próxima semana publicaremos o terceiro artigo: Objetivos Organizacionais bem definidos.

 Augusto Gaspar
Diretor de Soluções Consultivas
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados
MicroPower | Acessibilidade Web: uma janela para o mundo

Acessibilidade Web: uma janela para o mundo


Em um mundo dos sonhos, todas as pessoas teriam acesso à aprendizagem, mas a realidade não é bem essa. A educação é um direito humano fundamental - e garantir a igualdade de acesso à aprendizagem on-line para todos, das pessoas com deficiência, é um grande desafio.

Fazer um treinamento e-Learning acessível significa que todos os alunos e colaboradores- incluindo pessoas com deficiência- podem completar o mesmo curso e executar as mesmas funções, garantindo que o conteúdo é utilizado de forma ampla e eficaz. Fotografias, ilustrações e infográficos podem melhorar significativamente o conteúdo e ajudar positivamente durante a aprendizagem. 

Mas as informações contidas nestas imagens, nem sempre são acessíveis a todos os usuários. É necessário fornecer uma alternativa textual ou mesmo uma descrição. As tecnologias de apoio, como leitores de tela, ajudam os alunos a acessar o conteúdo, por isso é importante que os cursos sejam compatíveis com essas ferramentas.

Você sabe o que é um leitor de tela?

Os leitores de tela são softwares que capturam informações apresentadas na forma de texto e imagens e as transformam em uma resposta falada. A navegação é realizada por meio de um teclado comum e o som é emitido através da placa de som presente no computador.  Desta maneira, o usuário pode ouvir tudo que está sendo mostrado, conforme navega pelo sistema e/ou utiliza os comandos do programa. O Virtual Vision se enquadra nesta definição. Sabe como?

O Virtual Vision foi desenvolvido para dar autonomia às pessoas com deficiência visual ao usar o Windows e seus programas. O software lê todas as informações que são apresentadas em textos, planilhas, e-mails, menus do programa e da Internet, verbalizando estes textos em tempo real. Nenhuma adaptação especial é necessária para que o programa funcione. 

Virtual Vision em números

Desde 1998 a MicroPower mantém alianças com mais de 100 organizações sem fins lucrativos que usam o Virtual Vision sem custos de licenciamento em esforço para estabelecer um "Programa de Capacitação e Empregabilidade", ensinando pessoas com deficiência visual a usarem o Windows, Office e Internet Explorer, preparando-as para o mercado de trabalho. Atualmente, com estas alianças, passaram por essa capacitação, pelo menos, 25.000 pessoas com deficiência visual e cerca de 10% delas (aproximadamente 2.000 pessoas) encontram-se empregadas no mercado de trabalho. 

A MicroPower conta com uma equipe altamente qualificada, incluindo colaboradores com deficiência visual, que conhecem as reais necessidades dos usuários para a realização desse serviço; treinamentos in company e projetos online de capacitação e empregabilidade de pessoas com deficiência visual.

Na dúvida de como utilizar nossa ferramenta? Disponibilizamos gratuitamente um curso online, por meio de vídeo-aulas, que podem ser acessadas de qualquer dispositivo. Dividido em oito módulos, o curso mostra as principais funcionalidades e comandos, mostrando de forma simples e dinâmica como aproveitar ao máximo o Virtual Vision. Acesse e confira. 

É importante lembrar, que fornecer tecnologias de apoio e um leitor de tela para esses alunos e laboratórios de escolas públicas, responsáveis pela educação primária e secundária, não só era necessário, mas obrigatório pela Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência, assinada 6 de julho de 2015 pelo Governo Federal (LEI Nº 13,146, DE 6 DE JULHO DE 2015). A lei promove mudanças significativas em diversos campos (educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura) e o acesso à informação e à comunicação é um de seus grandes progressos. Agora, todos os sites devem estar acessíveis:

"Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente."

Para saber mais informações sobre a solução, entre em contato com nossos especialistas. 


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados