Como criar learner personas

Ofertas mais adequadas e customizadas para cada colaborador garantem melhores resultados

Recentemente, falamos sobre adaptar o conceito do marketing que trata da identificação de buyer personas no campo da educação. Hoje, vamos esclarecer a ideia com alguns exemplos. Confira!



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Microlearning: como criar cursos curtos, porém efetivos – parte 2

Estratégias para desenvolver um microlearning de valor para os colaboradores

No post anterior, citamos três práticas que ajudarão a transformar seu “curso mais ou menos” em um microlearning impactante e efetivo – organização por storyboard, redução de texto e transmissão de conhecimento na medida certa. Hoje, temos três novas dicas. Confira!



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Microlearning: como criar cursos curtos, porém efetivos

Estratégias para desenvolver um microlearning de valor para os colaboradores

Mesmo com as organizações adotando cada vez mais o microlearning, ainda há pessoas com dúvidas sobre a efetividade das pílulas de conhecimento.



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Retrospectiva do blog MicroPower

Os posts mais acessados pelos leitores do blog MicroPower em 2015 e os temas que serão destaque em 2016

O começo do ano é sempre uma ótima oportunidade para avaliar tudo aquilo que aconteceu no ciclo anterior, nos últimos 365 dias. Ideias, ações e projetos: vale a pena observar o que deu certo, o que chamou a atenção do mercado, o que não teve tanta aceitação ou o que merece retoques e melhorias. 

No ano de 2015, “afiamos” a comunicação e desenvolvemos muitos conteúdos para o blog e as redes sociais da MicroPower. Chegamos a pessoas em todos os cantos do mundo e tivemos muitos feedbacks de nossos seguidores. Ao examinarmos acessos, curtidas, compartilhamentos, dúvidas e solicitações dos profissionais da área, conseguimos chegar aos temas mais procurados, isto é, que as pessoas mais têm interesse em conhecer detalhadamente.




Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

As vantagens do microlearning

Confira dados que comprovam o sucesso do uso de pílulas de conhecimentos

Pílulas de conhecimento, também conhecidas como microlearning, são a mais nova e efetiva maneira de capacitar os colaboradores e quanto mais cedo a instituição adota esse tipo de estratégia de treinamento, mais felizes seus colaboradores ficam! 



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Tendências: os treinamentos mais utilizados pelas organizações

As tendências em formatos de treinamento que irão ajudar a alavancar a performance de seu time

Você já deve ter percebido que os programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas estão cada vez mais relacionados com as estratégias das empresas. Com a economia passando por “certa turbulência”, custos aumentando, bem como a competitividade entre as empresas concorrentes, nunca foi tão necessário (ou nunca se pensou que fosse) unir interesses e necessidades de capacitação do colaborador aos objetivos e metas do negócio.



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

A estrutura do mobile learning

Informação passada de pouquinho em pouquinho (por pílulas), de forma assertiva e com baixo custo: o que sua empresa está esperando para investir nessa estratégia?

Aumento no número de dispositivos móveis, facilidade de acesso às informações, falta de tempo e, claro, orçamentos reduzidos para treinamento: esses são fatores que, definitivamente, estão mudando muito a maneira de conceber, desenvolver e entregar o e-Learning



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Mobile learning customizado

Complementares aos treinamentos formais, as pílulas de conhecimento disponibilizadas por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis favorecem o aprendizado contínuo

Você já ouviu falar da expressão “curva do esquecimento”? Se nunca ouviu, certamente já se surpreendeu ao perceber que se esqueceu de algo que acabou de aprender. Voilà! Mas você não está sozinho nessa. Todos nós esquecemos metade do que aprendemos logo na primeira hora após a instrução. Tal descoberta foi feita pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, no século 19. 

Para driblar essa questão, Hal Pashler, psicólogo da Universidade da Califórnia, sugeriu a proposta de “estudo parcelado”, ou seja, dividir o conteúdo em pequenas partes, dando intervalos entre as sessões de estudo. Dessa forma, aciona-se o cérebro quando ele está pronto para reter novas informações.




Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+

Três dicas de como usar vídeos em seus treinamentos

Treinamentos realizados por meio de vídeos, tendência entre as organizações 

Com smartphones e tablets cada vez mais acessíveis, telas de altas resoluções, mais velocidade e conectividade, o consumo de vídeo continua a crescer. Essa tendência também já é percebida no e-Learning por motivos óbvios: os vídeos possibilitam maior interação, ajudam no processo de retenção do conhecimento, reduzem o tempo de aprendizado e demonstram processos complicados de maneira direta.



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
MicroPower | FNQ ganha agilidade e inova no gerenciamento dos cursos on-line por meio do módulo de Aprendizado do MicroPower Performa

FNQ ganha agilidade e inova no gerenciamento dos cursos on-line por meio do módulo de Aprendizado do MicroPower Performa

Há mais de 25 anos, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) promove o desenvolvimento de organizações, por meio da geração e da disseminação de conhecimentos na área da gestão no Brasil. Dessa forma, estimula a busca por uma gestão para excelência. Com um trabalho estruturado no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), a Fundação tem promovido uma metodologia de avaliação, autoavaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão, que pode ser aplicada a organizações de todos os portes, a partir de uma base teórica e prática, dentro dos princípios da identidade empresarial e do atual cenário do mercado. 
Por meio do MicroPower Performa, tem sido possível explorar o ambiente virtual como plataforma de aprendizado, ampliando o leque para disseminação da causa.

DESAFIO

  • Implementar um LMS padrão de mercado, compatível com as tendências tecnológicas vigentes na época, aumentando as possibilidades de desenvolvimento de novos projetos e parcerias.
  • Desenvolver o curso MEG 20ª edição on-line, em SCORM 1.2, compatível com o padrão de mercado, em formato inovador.

SOLUÇÃO

MicroPower Performa + Curso on-line MEG 20ª edição
Com a implementação do módulo de Aprendizado do MicroPower Performa, em março de 2013, a FNQ passou a ter um LMS compatível com as mais modernas tecnologias e tendências.
O curso on-line MEG 20ª edição foi lançado em março de 2014, após uma concorrência feita com os três principais players do mercado de soluções educacionais em São Paulo, tendo sido escolhida a MicroPower para o desenvolvimento do conteúdo, após análise de critérios relativos a requisitos técnicos e financeiros, tendo como premissa a utilização de recursos pedagógicos atuais e inovadores, desenvolvidos em mídia on-line. 

RESULTADO

Melhoria significativa no gerenciamento de usuários, por meio dos domínios, e na agilidade para extração de relatórios de desempenho e acessos diversos, o que proporcionou ganhos na gestão dos cursos on-line. 
Para os usuários, houve melhoria nos quesitos relativos às condições de acesso, navegabilidade e autonomia, devido à facilidade de gerenciamento da própria trilha de conhecimento, do histórico e da impressão de certificados dos cursos realizados, além da qualidade do suporte técnico.
O uso do ADS (avaliações) propiciou a implementação de testes de conhecimento para diversos níveis de competências, em projetos variados da FNQ.

Curso on-line MEG 20ª edição
Em relação à versão anterior, houve ganhos significativos de conteúdo, navegabilidade e interação. O curso ficou muito mais leve e agradável para o usuário, além de apresentar um visual extremamente atrativo, pela utilização de recursos, como infográficos, whiteboard animation, metáforas e imagens personalizadas, coerentes com o conteúdo. 
É um sucesso de público desde seu lançamento, com um conteúdo que se mantém perene e interessante, com mais de 46.726 participantes. 

DEPOIMENTO
“Trabalho na FNQ há seis anos e fui a responsável, na época, pela mudança do LMS para o módulo de Aprendizado do Performa, que utilizamos desde então. Além disso, temos feito todo o desenvolvimento dos conteúdos de cursos on-line com a MicroPower também. Nesses mais de cinco anos de relacionamento, merecem destaque a atenção diferenciada e o profissionalismo de toda a equipe da MicroPower, incluindo a alta direção, gestores de projetos, conteudistas, programadores, desenhistas e equipe de suporte técnico. 
Por conta disso, estabeleceu-se, entre a FNQ e a MicroPower, uma parceria profícua e duradoura, que se mantém viva com a perspectiva de criação de novos projetos.” Regina Aguiar - Especialista em Treinamentos FNQ

Sobre a MicroPower
Fundada em 1994, a missão da MicroPower é promover a Alta Performance e melhorar continuamente a Produtividade das Pessoas, através do desenvolvimento e efetiva aplicação de suas Competências, para potencializar os Resultados esperados pelas partes interessadas e a Competitividade das Organizações, de forma sustentável e com respeito à Diversidade Humana.

Para fazer o download do case em PDF, clique aqui.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados