Vídeos em treinamentos: solução eficaz para motivar sua equipe

Por seu elevado impacto visual e popularidade, os vídeos são uma das ferramentas preferidas e altamente eficazes nos treinamentos corporativos

Os cursos on-line para capacitação e desenvolvimento dos colaboradores vieram mesmo para revolucionar os treinamentos nas organizações. Se antes as áreas responsáveis demoravam dias, ou até mesmo meses para treinar seus funcionários, de forma tradicional e presencial, agora isso já é possível em horas e, até mesmo, em minutos por meio da tecnologia.

Além do tempo, os cursos on-line são muito mais dinâmicos, interativos e flexíveis. São várias as possibilidades de interagir com seu público-alvo, oferecendo conteúdo de qualidade e totalmente segmentado. Ou seja, são informações personalizadas para cada área de atuação.

Manter os alunos motivados ao longo de um curso de e-Learning é um desafio até mesmo aos designers mais experientes. Uma das alternativas para deixar seu treinamento mais dinâmico, é o uso de vídeos. Um meio de comunicação extremamente popular entre todas as gerações, principalmente entre os milleniuns, ou geração Y. Além de ajudarem no processo de retenção de conhecimento, o vídeo se adapta às preferências de aprendizagem da maioria dos alunos.

Quando o curso oferece outras oportunidades, além do convencional, a chance do conteúdo ser absorvido por completo, é muito maior. Um estudo descobriu que, após três dias, um usuário manteve apenas 10 a 20% de informações escritas ou faladas, mas quase 60% da informação visual. Ou seja, é hora de apostar na criatividade de equipes especializadas e no uso de inovações tecnológicas.

Os vídeos são ferramentas ideais para treinar os colaboradores da equipe em processos comerciais e industriais. Eles podem ser usados para treinar sua equipe nas etapas de um processo de forma envolvente e de fácil entendimento. Por exemplo, um pequeno vídeo pode ser usado para explicar claramente as etapas envolvidas no uso de extintores de incêndio e de segurança no trabalho. Você também pode usar vídeos para ensinar fluxos de trabalho comerciais complexos de forma efetiva. As etapas a serem seguidas, por exemplo, pela equipe de engenharia ou teste do produto podem ser descritas através de vídeos.

O principal objetivo do uso de vídeos de treinamento on-line é comunicar a mensagem de forma mais clara e concisa. Eles devem ser curtos, atraentes e bem focados, para que o espectador absorva facilmente as ideias e lembrar-se dos elementos essenciais. Isso também ajuda a envolver seus colaboradores, permitindo assim que eles melhorem a compreensão dos conceitos envolvidos. Outra maneira de conseguir isso é deixar seu vídeo bem criativo, ou seja, adicione música de fundo, diferentes ângulos de câmera e efeitos especiais para torná-lo divertido e interativo.

Os vídeos de treinamento on-line são altamente efetivos, no entanto, eles não devem ser o único método de entrega de treinamento que sua organização deve investir. Na verdade, é aconselhável incorporar outras atividades de treinamento on-line e recursos em diferentes áreas. Por exemplo, cenários de vendas e simulações que dão aos colaboradores a chance de aplicar suas habilidades ou autoavaliação que lhes permitam identificar problemas de desempenho pessoal ou lacunas de conhecimento. Outra opção é criar uma série de vídeos de treinamento on-line para adicionar à sua biblioteca de aprendizagem.

 
1. Reduz o tempo de aprendizado.
2. Motiva o aluno a participar dos treinamentos.
3. Incentiva a publicidade de boca em boca e compartilhamento.
4. Captura a atenção dos alunos.
5. Influencia os usuários finais.
6. Liberdade de aprendizado.
7. O vídeo facilita a narração de histórias.
8. O vídeo facilita o comportamento, a emoção e a cultura de transmissão.

Além disso, os vídeos são compatíveis com dispositivos móveis. Isso permite aos alunos revisar o material de treinamento quando necessário, dando-lhes assim uma experiência de "suporte ao desempenho". Quando você disponibiliza o conhecimento aos alunos na ponta dos dedos, o aprendizado torna-se conveniente. Quando os alunos podem acelerar e direcionar a jornada de aprendizagem, eles estão mais motivados para aprender.

Já existe no mercado produtos desenvolvido para o armazenamento e compartilhamento de arquivos que possibilita a gestão e a distribuição de vídeos com streaming adaptativo à velocidade de conexão do usuário e o suporte aos principais protocolos de streaming existentes. Além disso, também permite a distribuição de conteúdos no formato de áudio, bem como o download de documentos genéricos.

Com custo atraente, entre as outras vantagens, vale a pena experimentar e encontrar as melhores aplicações para os vídeos em sua empresa. São várias possibilidades para tornar seu treinamento muito mais dinâmico, basta procurar por alternativas certas de acordo com a sua necessidade.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados