Treinamento é fundamental para sua força de vendas

Se a sua organização pretende superar a concorrência, é hora de mudar a estratégia de capacitação

Para formar uma equipe de vendas de Alta Performance é preciso foco nos objetivos e atualização constante. Uma equipe formada por bons profissionais atende metas e uma equipe treinada e engajada supera as expectativas.Tudo depende de conhecimentos, habilidades e motivação.

Ao oferecer atualização constante aos colaboradores de sua empresa, consequentemente estará proporcionando ao seu público-alvo, vendedores competentes e altamente preparados para qualquer desafio. Sua organização ainda aumenta a capacidade de atrair e reter os melhores talentos.

A próxima geração de colaboradores prefere aprender por meio de treinamentos on-line, através de dispositivos móveis. Millennials já são uma grande parcela do quadro de funcionários das empresas e consolidarão sua participação nos anos à frente. Eles praticamente fazem todas as atividades em seus smartphones. Imagine oferecer um treinamento de mais de quatro horas em um único local, somente em Power Point, sem interatividade. 

Ao alinhar a sua cultura de treinamento com comportamentos e preferências milenar, você estabelece as bases para uma equipe de vendas bem preparada, posicionada para se destacar nos desafios e oportunidades empresariais de amanhã.

Na prática 

Lidar com clientes - negociar, convencê-los e oferecer uma boa experiência de compra, requer habilidades. Dominá-los requer interações frequentes com pessoas. Mas imagine o que aconteceria se um representante sem informações necessárias e habilidades adequadas interagisse com o consumidor. Você perderia a venda e, consequentemente, o cliente.

Além de todas as habilidades necessárias, o mercado é extremamente competitivo, o que torna sua força de vendas o ponto fundamental para obter sucesso e nível de satisfação dos consumidores.  

Então, como o e-Learning pode ajudar neste contexto? É aí que a aprendizagem baseada em estratégias de jogos pode fazer a diferença - a diferença entre os clientes insatisfeitos e as vendas baixas e clientes felizes alvos de novas oportunidades

O aprendizado por meio de jogos é uma forma de ensinar ou ajudar a praticar uma habilidade usando contextos virtuais, interativos e com base em desafios e soluções.  Eles dão ao seu colaborador a chance de ganhar experiência praticando e com a possibilidade do erro. Em vez de ler sobre vários problemas que eles encontrarão, eles podem se aprofundar no cenário.

Ofereça simulações eficazes e atraentes usando as ferramentas de criação de e-Learning de design responsivo mais recente para enriquecer seu conteúdo de treinamento on-line. Por exemplo, um cenário que possui diferentes pessoas, permitindo que eles ajustem sua abordagem de vendas. Essas atividades de treinamento on-line imitam a vida real, o que permite que sua equipe explore cada aspecto de suas responsabilidades de trabalho. Por isso, é um recurso de treinamento on-line de suporte de desempenho incrível para novas contratações, pois reduz a curva de aprendizado.

A chave para cenários eficazes e simulações de treinamento on-line é o realismo. Os vendedores precisam sentir como se estivessem no momento da venda. Por exemplo, a possibilidade da pressão ou estresse que eles possam encontrar com um cliente descontente. Neste sentido, o uso de simulações que possibilitam ao vendedor passar por situações que ele possa vivenciar futuramente, é uma grande oportunidade. Além de oferecer a possibilidade de uma autoavaliação, é momento de aprender fazendo, ou seja, conhecimentos adquiridos que irão influenciar nas experiências futuras.

É possível preparar a equipe nas competências necessárias para absorver as tecnologias, novas promoções, campanhas, ações em datas sazonais e inovações que serão desenvolvidas em sua marca. Com isso, sua organização garante: 

  • Recurso para atender diferentes níveis de aprendizagem;
  • Maior assertividade e facilidade para os colaboradores; 
  • Melhoria no índice de eficiência;
  • Capacitação técnica.

Dica: use imagens, sons e processos do mundo real para promover uma sensação de imersão, de realidade.
Entre as soluções de aprendizagem que certamente farão a diferença em sua equipe, estão: 

Adequação de estrutura, linguagem e formato do conteúdo de acordo com as características do público-alvo.

Facilita o acesso de forma ágil e prático a treinamentos, avaliações e biblioteca de arquivos disponibilizados por sua organização, contribuindo ainda mais para o aumento da Performance e do Desenvolvimento humano.
Um sistema em que os jogadores se envolvem em um desafio abstrato, definido por regras, interatividade e feedback, que resulta em algo quantificável, muitas vezes provocando uma reação emocional.

Um ambiente realístico do mundo real, competitivo, onde os alunos podem praticar comportamentos, experiências e analisar o impacto de suas decisões, além de permitir o erro.

Utiliza elementos de jogos (mas não é um jogo) para engajar, motivar, promover aprendizado e resolver problemas. Oferece a possibilidade de Recompensar, Reconhecer e Premiar, além de proporcionar dinamismo e competitividade sadia, em que todos ganham.

Estratégias personalizadas que atendem a real necessidade de aprendizado e suporte à Alta Performance, que ajudam no processo de retenção do conhecimento, reduzem o tempo de aprendizado e demonstram processos complicados de maneira direta.

Hoje, dentro de uma rotina acelerada e com colaboradores muitas vezes em diferentes lugares, é muito difícil se adequar aos treinamentos tradicionais, presenciais e longos. A vantagem do on-line é a possibilidade de ajustar ao ritmo e as necessidades de cada organização.  Já é possível mostrar, por meio de soluções educacionais que há muitas possibilidades do que somente um treinamento formal para fornecer para que realmente as pessoas aprendam. 
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading