Não é apenas e-learning, é mobile learning

Mobile Learning
Conhecimento na palma da mão é a chave para o desenvolvimento de sua equipe

Os brasileiros estão cada vez mais dependentes de seus dispositivos móveis e, em sua maioria, mantem-se conectados à Internet em tempo integral. Essa é uma realidade importante que as organizações precisam levar em consideração no momento em que verificarem a necessidade de que seus colaboradores se capacitem em determinado tema. 

Por isso, é necessário que elas expandam ainda mais as oportunidades de acesso à aprendizagem, contribuindo assim para o aumento do desempenho, do desenvolvimento humano e da prática da Alta Performance. 

Como? Oferecendo aos seus colaboradores a oportunidade de acesso a arquivos, cursos, objetos de pesquisas rápidas, vídeos em streaming, avaliações, entre outros conteúdos, de maneira fácil e ágil. 

De acordo com os profissionais da MicroPower, como a própria tradução do termo m-Learning indica (Aprendizagem Móvel), essa forma de aprendizagem digital possui como vantagem principal a facilidade no acesso, pois possibilita o estudo de materiais, que podem ser produzidos em diferentes mídias, em praticamente todos os lugares. 

Dispositivos Móveis e a Educação

Cada vez mais as pessoas usam os celulares e tablets para aprender, consequentemente, a chance de a aprendizagem móvel ser a principal forma de acesso dos colaboradores de sua empresa aos treinamentos corporativos é muito grande.  

Segundo a 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), até o final de 2017 o Brasil terá um celular inteligente em uso por pessoa (208 milhões de Smartphones). 

Mas, para que esse acesso realmente agregue valor ao aprendizado e atinja os objetivos esperados, é necessária a criação de mecanismos e estratégias educacionais com foco mobile, que possibilitem ao aluno continuar a aprender, mesmo estando fora do local de trabalho.

Para isso, a construção de objetos de treinamento mobile possui características e quesitos importantes que somente uma equipe preparada tecnicamente é capaz de proporcionar.

Um dos benefícios mais importantes da tecnologia móvel é a capacidade de alcançar colaboradores em diferentes locais, ou seja, se sua equipe está geograficamente dispersa, o conteúdo chegará da mesma forma. 

Seus funcionários podem acessar conteúdos e obter conhecimentos sobre como melhorar, por exemplo, a qualidade no atendimento de um determinado produto ou funcionalidade de novos itens a qualquer momento, através, por exemplo, de fóruns para troca de melhores práticas e “quizzes”. 

A aprendizagem móvel possibilita entregar o treinamento em pequenas pílulas de conhecimento, complementando também por métodos tradicionais de aprendizagem, como livros e palestras e reforço de conteúdos que já foram ensinados em sala de aula ou durante treinamentos corporativos presenciais. Em um passado não tão distante, a principal fonte de conhecimento era somente treinamentos em sala de aula, sem opções de avanço rápido ou de retornar em algum ponto mais critico, em um momento necessário. 

Melhor desempenho

O m-Learning permite maior agilidade, mobilidade e rapidez no acesso aos conteúdos educacionais, ampliando as condições para o aumento na produtividade da força de trabalho.

O uso dos dispositivos móveis na educação à distância tem a finalidade principal de dar suporte à aprendizagem, permitindo assim com que os alunos tirem maior proveito dos dados a serem aprendidos e, posteriormente, colocados em prática. A boa notícia às empresas é que o m-Learning, mesmo com todas essas vantagens, não afeta no investimento que será destinado ao desenvolvimento de treinamentos online. Ou seja, as empresas podem ampliar e modernizar a forma de capacitação, reduzindo o distanciamento entre os colaboradores e o conhecimento proposto, sem gastarem mais por isso.

“Diversos formatos e temas podem ser desenvolvidos com foco no acesso mobile (Jogos Instrucionais, Videoaulas, Infográficos Interativos, entre outros). Apenas orientamos que, para que essas capacitações atinjam seus objetivos educacionais, independentemente do formato adotado, possuam curta duração, ou seja, visem à absorção de uma quantidade reduzida de informações. Dessa forma, todos os benefícios do m-Learning, que incluem: facilidade e/ou mobilidade no acesso aos dados, maior aproveitamento do tempo disponível para dedicação ao estudo, visualização concisa de informações, objetos direcionados para consultas em momentos específicos, serão aproveitados em sua totalidade”, apontam os profissionais da MicroPower.

Para um aprendizado móvel bem-sucedido é necessário tecnologia apropriada e uma metodologia de design integrada. No entanto, não é uma simples questão de disponibilizar conteúdo e-Learning existente, é necessária uma estratégia bem planejada, com critérios técnicos e pedagógicos. 

Com a aprendizagem móvel, os alunos podem aprender a seu próprio ritmo e, em última análise, obter a experiência para se tornarem mais bem sucedidos em suas carreiras. 

O uso dos dispositivos móveis na educação à distância veio para somar. Além de todas essas vantagens, estes recursos permitem maior aderência dos colaboradores aos conteúdos, ampliando as oportunidades para o atingimento dos resultados esperados pelas empresas.

Experiência de aprendizagem

Desenvolvido pela MicroPower, o Performa Mobile foi uma evolução natural ditada pelo próprio mercado. Compatível com padrão mundial SCORM 1.2, o MicroPower® Performa Mobile (aplicativo do produto MicroPower® Performa) possibilita o acesso, de forma ágil e prática, às informações de forma simples, em qualquer lugar e a qualquer momento, expandindo ainda mais a oportunidade de aprendizado, contribuindo para o aumento do desempenho e do desenvolvimento humano, ou seja, da Alta Performance. Suas funcionalidades consistem em:

Acesso ágil à prática dos treinamentos, avaliações e biblioteca de arquivos disponibilizados por sua Organização.
  • Você poderá assistir vídeos de sua biblioteca publicada no LMS (Learning Management System: Sistema de Gerenciamento de Aprendizado) do App Performa Mobile e acessar arquivos tipo PDF com informações relevantes para o treinamento ou para a atividade em prática em um ambiente seguro e com controle de acessos. Além disso, o sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS – MicroPower Performa) permite que a empresa disponibilize avaliações (testes e pesquisas) diretamente no aplicativo e recolher informações relevantes diretamente do dispositivo móvel de seus colaboradores
Catálogo do Aluno.
  • Listagem de todos os cursos elegíveis ao usuário (matriculados ou não) que possuírem a habilitação em seu cadastro para acesso em dispositivos móveis por meio do campo Palavra-Chave com o conteúdo Mobile.
Acesso aos arquivos da Biblioteca com extensões permitidas pelos dispositivos utilizados.
  • O aplicativo MicroPower® Performa Mobile possibilita a visualização dos itens de biblioteca que são elegíveis ao usuário, conforme disponibilização definida pela gestão da organização, com exceção do tipo Broadcast que permite a visualização apenas dos arquivos disponibilizados anteriores à transmissão e de gravação. Esta funcionalidade pode ser acessada tanto pelo botão da tela inicial quanto pelo menu de funcionalidades.
Tracking de acesso às informações 
  • O app ou versão desktop realiza o tracking de acesso aos objetivos da biblioteca. Esse tracking é compartilhado entre as funcionalidades do sistema: trilha, videoteca etc. Exemplo: se um usuário já acessou um vídeo na videoteca e o mesmo conteúdo encontra-se na trilha, quando o usuário for matriculado, o vídeo será marcado como concluído. O tracking armazena se o acesso é realizado via desktop ou app.
Notificações da plataforma por Push.
  • Na tela inicial de seu dispositivo serão informadas as notificações, caso você esteja autenticado no aplicativo.
Permite a leitura de QR Codes
  • Disponível a leitura de QR Code via APP para abrir cursos online, documentos, vídeos e até lançar presença em treinamentos presenciais.
Acesso ao conteúdo no App através de usuário e senha.
  • O aplicativo permite o acesso aos dados de duas formas, por credenciais ou por QR Code.
Quizzes ou Avaliações
  • O app pode liberar "Quizzes" ou "Avaliações" através da funcionalidade do Assessment disponível no MicroPower® Performa por meio de cursos do tipo Avaliação.

Dica: O m-Learning é uma modalidade flexível e adaptativa. Avalie seu público-alvo e a cultura de sua organização a fim de traçar a melhor estratégia em termos de aprendizado corporativo.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados