Gamificação no aprendizado: as melhores experiências para impulsionar o treinamento corporativo

Gamificação no aprendizado
Nos últimos anos não estamos “consumindo” noticias da maneira como costumávamos. Podemos lembrar que houve um tempo, não muito distante, em que conseguíamos nos informar por meio de um único jornal. Hoje as coisas são bem diferentes. Buscamos informações em mídias diversas e a todo o momento. Olhamos um trecho do Twitter e portais de noticias pela manhã, um pouco do Facebook e Linkedin pela tarde, e talvez um artigo online sobre politica, prenda a nossa atenção no caminho de ônibus para casa. E sim, os smartphones e a internet são partes fundamentais dessa transformação. 

Com os treinamentos corporativos, estamos na mesma direção. Nada é mais como antes e as mudanças na forma de como atrair e engajar os colaboradores para os treinamentos evoluem conforme as transformações tecnológicas e a forma com que as novas gerações se informam. 

Por isso, em um momento em que é extremamente difícil envolver os alunos com métodos de treinamentos tradicionais, muitos profissionais estão procurando uma solução em que realmente faça a diferença na aprendizagem corporativa. Ao invés de esperar que os colaboradores interrompam suas funções com cursos longos e de difícil entendimento, os responsáveis por treinamento estão criando métodos que se encaixam na forma como os alunos já se comportam e com ferramentas que são parte do dia-a-dia da grande maioria.  

Eles estão buscando por algo que desperte a motivação, o engajamento e a competitividade sadia nos treinamentos. Os elementos de jogos, por exemplo, podem tornar o curso muito mais prático e menos teórico, despertando o interesse e a motivação. 

A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento, acompanhada de prêmios e recompensas aos colaboradores.  Veja a seguir alguns exemplos de como melhorar a Performance organizacional com as estratégias de jogos:  

Para funcionários

1. Melhora o engajamento do aluno
De acordo com um estudo, em um mundo multidispositivo, a capacidade média de atenção humana é de oito segundos. Para superar esse obstáculo e obter a atenção dos alunos, você deve fornecer uma experiência de aprendizado interativa. Projetar o seu curso online como um jogo irá ajudá-lo a envolver seus alunos.
Ao contrário de outros métodos, o aprendizado baseado em jogos é o aprendizado ativo, onde os alunos usam suas habilidades lógicas, então se envolvem no processo de aprendizagem naturalmente.
Oportunidades para interagir, reagir, experimentar falhas em um ambiente livre de risco e tentar novamente para um melhor engajamento.

2. Provoca motivação extrínseca e intrínseca
Quando você projeta seu treinamento como um jogo, você adiciona elementos que o deixa real, como pontuação, níveis, tabelas de classificação e outros incentivos para fornecer a motivação extrínseca para que os alunos adotem o curso online.
Uma vez que começam com o curso gamificado, fatores como a curiosidade, o desejo de superar o desafio, o controle e a fantasia engrossará os alunos e fará a "motivação intrínseca" para a aprendizagem.

3. Efetivo conhecimento
O aprendizado baseado em jogo facilita a transferência efetiva de conhecimento para que os colaboradores possam aplicar os conhecimentos e as habilidades em suas funções e rotina de trabalho. 
A aprendizagem baseada em jogos cria um ambiente simulado para que os alunos trabalhem em direção a um objetivo, onde podem escolher suas ações e cometer erros sem temer as consequências em um ambiente livre de risco. Fazendo de cada erro um aprendizado e uma nova oportunidade de adquirir conhecimento. 

4. Torna o dia-a-dia mais leve
Os jogos de aprendizagem ajudam os alunos a relaxar e ensinam conceitos complexos de forma eficaz. Conceitos difíceis como a tomada de decisões, o pensamento crítico e a resolução de problemas podem ser ensinados com facilidade usando a aprendizagem baseada em jogos.
Diferentes formatos de jogos são usados para vários tipos de treinamento. Por exemplo, os jogos de simulação são úteis para conferir habilidades do colaborador.

Para Organizações

1. Oferece melhor retorno sobre o investimento 
Quando os funcionários estão mais envolvidos e a transferência de conhecimento é efetiva, isso reflete o desempenho e a produtividade do local de trabalho. Assim, o objetivo do jogo de aprendizagem é cumprido. Desta forma, sua organização obtém os melhores retornos do investimento em treinamento na iniciativa de aprendizagem baseada em jogos.

2. Competição sadia (Ex: Vendas)
Jogos promovem a competição sadia entre os colaboradores, estimulando o instinto competitivo de cada um. A gamificação também pode propor desafios coletivos, colaborando para o trabalho em equipe da organização.

3. Envolve as novas gerações
Colaboradores da geração Z e parte da Y estão acostumados com novas tecnologias e precisam de incentivos diferentes. Estão acostumados com uma linguagem mais moderna e desafios parecidos com os  encontrados nos jogos. Gamification pode ser um caminho para engajar ainda mais os funcionários dessa geração.

Considerando todos esses benefícios, tanto da perspectiva dos colaboradores, como das organizações, a aprendizagem baseada em jogos vale o investimento. Então, vá em frente e utilize em seu ambiente de aprendizagem. 

Fonte: eLearning Industry 
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Loading