Microlearning: o presente e o futuro dos treinamentos

Microlearning
Cada vez mais mencionado dentro das estratégias de treinamento corporativo, o MicroLearning é a maneira rápida e eficaz para capacitar os colaboradores e transmitir conhecimento. Ele consiste em desenvolver e entregar o objeto educacional de curta duração.  

A entrega de conteúdo fragmentado reforça a abordagem de aprendizagem online. Além disso, a microaprendizagem ajuda a melhorar a taxa de retenção. Além das vantagens desse objeto de aprendizagem, existem diferentes tipos de microaprendizagem que podem ser facilmente integrados em soluções eletrônicas para atender às necessidades personalizadas de alunos de nova geração.

Vídeos como estratégia 
O vídeo é o meio mais importante para fornecer conteúdos educacionais nos dias atuais. É uma ótima plataforma de aprendizagem usada para apresentar conteúdo em um formato que os alunos se sentem bastante familiarizados. Além disso, é um fato que nosso cérebro processa vídeos mais rápido do que os textos longos, reduzindo assim a carga cognitiva do conteúdo.

A geração atual acha os vídeos mais envolventes, pois exigem menos tensão cognitiva. Como aprendiz, se você tiver a escolha entre ler um documento e assistir a um vídeo, você escolherá o vídeo, não é?

A MicroPower oferece duas soluções para o uso de vídeos interativos nos treinamentos. O Video4Performance e MicroPower Media Services. A primeira tem como diferencial a criação de vídeos interativos, com estratégias personalizadas.

Já o MicroPower Media Services foi desenvolvido para o armazenamento e compartilhamento de arquivos. Ele possibilita a gestão e a distribuição de vídeos com streaming adaptativo à velocidade de conexão do usuário e o suporte aos principais protocolos de streaming existentes hoje no mercado.

Acesso móvel
O Microlearning é uma excelente maneira de aprender em dispositivos móveis. Esta solução é direcionada aos colaboradores que estão sempre se deslocando da empresa, em viagens e dependem de seus dispositivos móveis para as suas necessidades de treinamento.

Os profissionais experientes em tecnologia precisavam de uma plataforma de aprendizagem flexível para fornecer o suporte de aprendizagem necessário e múltiplas oportunidades de aprendizado em qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo que escolherem. Além é claro, por uma questão de logística e custos, essa solução é completamente aderente aos processos de aprendizagem das organizações atuais. 

Benefícios empresariais
A solução aumenta a retenção de aprendizagem ao mesmo tempo em que diminui a necessidade de treinamentos presenciais, melhorando em geral o ROI do treinamento.

Os vídeos de aprendizagem têm uma vantagem extra do engajamento superior do aluno e oferecem bem através da plataforma móvel. A experiência de aprender como um todo foi enriquecida e aprimorada. Os aprendizes estão mais entusiasmados em se engajar em uma solução habilitada para tecnologia - o que lhes poupa tempo e, ao mesmo tempo, transmite aprendizagem prática para seu benefício.

Por onde começar
Pense sobre o seu público e suas formas de aprendizado preferenciais antes de escolher qualquer formato. Considere fatores como disponibilidade com o formato ou acesso a recursos como dispositivos móveis ou acesso à internet.

Os elementos interativos ajudam a atrair mais atenção dos alunos, melhorando o envolvimento de toda equipe. Os cursos de Microlearning devem ser visualmente atraentes com a inclusão de gráficos e imagens.

O Microlearning perderá relevância se o conteúdo de aprendizagem for longo demais - ele deve ser curto e nítido. Produzir conteúdo mais longo em módulos mais curtos é o caminho a seguir.

Avaliações curtas como questionários ou perguntas de múltipla escolha podem ser utilizadas para avaliar a compreensão dos alunos e verificar se eles são capazes de aplicar a aprendizagem de forma eficaz. Essas avaliações curtas também são uma maneira de verificar o sucesso do objeto de aprendizagem. 

Só porque é curto, não significa que não requer nenhum trabalho. Os alunos das gerações atuais esperam alto nível de qualidade com todo o conteúdo - incluindo o conteúdo de aprendizagem que eles acessam. O apelo visual percorre um longo caminho e não seria sábio ignorá-lo para economizar dinheiro.

O microlearning é uma ferramenta fantástica como uma atualização de aprendizagem. Mas, tendo dito isso, muitas vezes não basta apenas fornecer informações concisas. Quando os alunos têm que entender tópicos complexos, os cursos em sala de aula também podem ser utilizados.

Se a intenção é aumentar as taxas de conclusão de seus cursos de e-Learning e está procurando maneiras de melhorar o nível de retenção de seus funcionários no local de trabalho, então você precisa adotar o microlearning . Com a evolução dos modernos estilos de aprendizagem, o microlearning tornou-se a última tendência no domínio do e-Learning. Com esta abordagem, você pode dividir um conteúdo de assunto específico em módulos de pílulas de conteúdos, dando flexibilidade aos alunos para aprenderem em seu próprio ritmo e na ordem de sua escolha.

Vantagens da solução 
Vantagens da solução

  • Flexibilidade para os colaboradores – flexibilidade de acesso e formatos (vídeos, podcasts e outros conteúdos online e off-line);
  • Aumento da conclusão de cursos/conteúdos e maior retenção – as pílulas de aprendizado facilitam com que os colaboradores iniciem e completem os cursos e retenham as informações;
  • Maior envolvimento – esse tipo de experiência é mais imersivo;
  • Aprendizado colaborativo – excelente forma de engajar e envolver os colaboradores para que compartilhem experiências de aprendizado e até para serem parte de comunidades de prática;
  • Acesso por diversos dispositivos – tanto para empresa quanto para colaboradores, ter conteúdos em dispositivos variados (PCs, laptops, tablets e smartphones) facilita o acesso à informação e aumenta a probabilidade de uso e recuperação nas atividades práticas do trabalho.
Vantagens da solução
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading