Conteúdos educacionais em formato digital

Saiba como atrair sua equipe para temas complexos em formatos engajadores 

Com o aumento da adesão à transformação digital nas organizações, as novas formas de aprendizagem tornaram-se cada vez mais necessárias para atrair e motivar colaboradores de todas as gerações. Mais precisamente a geração Y, já que ela vive o conteúdo on-line e o acessa o tempo todo. Compreender a maneira como pensam e o que desejam em termos de aprendizagem é um desafio para muitas empresas. Para isso, é preciso sempre entender o perfil e o público de cada organização.  No geral, cursos on-line muito longos, navegação linear, excesso de textos eram a cara do e-learning do passado. Isso ficou para trás. 

O acesso a novas tecnologias desencadeou diferentes comportamentos e em todos os níveis. Essa nova geração está acostumada com outros formatos, utilizam os mais diversos aplicativos para smartphones e são ultraconectados. Por isso, os cursos precisam seguir essa tendência. Quanto mais próximo os objetos de aprendizagem estiverem do universo da maioria dos colaboradores, maior será a adesão. 

Mas e quando o tema a ser transmitido aos colaboradores é complexo e de difícil entendimento, é necessário manter somente a aprendizagem tradicional, em sala de aula? Ou é possível adequar o tema aos modelos mais atuais e on-line? 

Neste contexto, é preciso entender que ao criar um treinamento on-line, o conteúdo coletado junto à empresa passa por um processo de mediação andragógica, que contempla etapas de reorganização de conteúdos e de adequação, tanto do formato a ser utilizado, quanto da linguagem.

É possível, por exemplo, transformar um código de conduta de uma empresa (geralmente está disposto em um longo documento de texto) em um case basic learning, onde o aluno acessa os conteúdos em forma de dilemas. Ele passa pelos desafios e aprende de forma lúdica, ajudando a fixar o conteúdo visto.

Por meio da escolha correta de formatos e uma mediação andragógica assertiva, é possível simplificar temas complexos para deixar o conteúdo mais “simples” para o colaborador, atraindo e facilitando todo o processo de aprendizagem. 

Organização à frente do mercado

Sabemos que até alguns anos atrás, ter um RH inovador era sinônimo de implementar ferramentas burocráticas, cursos longos e com conteúdos extremamente técnicos. Isso realmente já não faz parte da realidade de muitas empresas. 

Afinal, se o seu objetivo é criar experiências personalizadas, atuais e incríveis para o seu cliente, o primeiro passo deve ser dado dentro da sua organização, com seus colaboradores. 

Claro que é uma revolução sem fim, a cada dia uma nova estratégia e um novo jeito na forma de capacitar. Por isso, é necessário que sua empresa esteja preparada para essas mudanças e pronta para evoluir conforme as transformações. 

Quer revolucionar o mercado? Então seja ágil. Mas como? Não fique para trás enquanto seus concorrentes estão aderindo às novas formas de engajar seus colaboradores, melhorando o desempenho e aumentando o alcance de sues produtos e marca.

Vários mercados já estão aderindo aos modelos de aprendizagem digitais, como Telecom, Farmacêutica, Educacional, Bancária, Automobilística, entre outros.

Por onde começar?

No ensino para adultos, os alunos precisam identificar a vantagem de completar determinado curso e, para isso, é necessário também focar no objetivo do colaborador, no que ele vai absorver e utilizar após cada treinamento.   

Por meio do Estúdio de Conteúdos, nossos clientes contam com o desenvolvimento de cursos on-line criativos e lúdicos que contextualizam o objetivo do aprendizado, podendo até mesmo ser de caráter esportivo, aventureiro, cotidiano ou humorístico. 

São cursos inovadores com riqueza e complexidade de recursos tais como animações, ilustrações personalizadas e interações diferenciadas que podem ser acessados em seu dispositivo móvel a qualquer hora e em qualquer lugar, de maneira rápida, prática e moderna. 

Estúdio de Conteúdos MicroPower

A equipe do Estúdio de Conteúdos conta com designers instrucionais, de interfaces e de interação, ilustradores, animadores, programadores e gestores de qualidade, além de parceiros indiretos, como equipes de filmagem, atores e locutores. Tudo para atender de forma personalizada às necessidades dos clientes e encontrar a melhor solução em treinamento corporativo. Além, é claro, de que todos os treinamentos são totalmente desenvolvidos no padrão SCORM 1.2.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Loading