Mobile Learning: a aprendizagem na palma da mão

A possibilidade de acesso às informações de forma simples, em qualquer lugar e a qualquer momento, expande ainda mais a oportunidade de aprendizagem

Durante muitos anos especialistas de diversas áreas previram o crescimento do uso dos dispositivos móveis e suas inúmeras funcionalidades. Hoje podemos dizer que é quase como uma extensão de nossos corpos - e mal lembramos como era a vida antes dos smartphones.  

Os dispositivos móveis vieram democratizar o acesso à internet.  Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016: acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel para uso pessoal (Pnad Contínua – TIC 2016) e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, cerca de 116 milhões de brasileiros acessavam a internet em 2016, sendo que 94,6% acessaram via celular, 63,7% pelo microcomputador e 16,4% via tablet. Cerca de 33,4% dos usuários utilizaram apenas o celular como forma de acesso, 4,4% apenas o microcomputador e 0,3% apenas o tablet. 

Só para se ter uma ideia, entre as finalidades, 94,2% das pessoas que acessaram a Internet o fizeram para enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail. Assistir a vídeos, programas, séries e filmes foi a motivação de 76,4% desse contingente, seguido por conversar por chamada de voz ou vídeo (73,3%) e enviar ou receber e-mail (69,3%).

Ambiente corporativo 

A maneira como vivemos, trabalhamos e aprendemos está mudando. Para acompanhar, precisamos nos adaptar a essa nova realidade. Então, qual a sua estratégia para atrair os alunos da nova geração? Com a ferramenta que eles já têm em mãos: o smartphone. 

Com a popularização dos dispositivos móveis, capacitar tem sido um processo bem mais dinâmico e natural. As pessoas não precisam deslocar-se para serem treinadas, elas conseguem acessar os conteúdos de qualquer lugar, seja para acompanhar uma palestra ou pronunciamento via internet, ao vivo, seja para ter aulas e acesso a conteúdos de cursos online ou off-line – aproveitando janelas entre uma reunião e outra, uma consulta e o horário do almoço ou alguns minutinhos antes do café da manhã ou jantar.

Com essa estratégia de aprendizagem, sua organização oferecerá aos colaboradores a oportunidade de acesso a arquivos, cursos, objetos de pesquisas rápidas, vídeos em streaming, avaliações, entre outros conteúdos, de maneira fácil e ágil. 

Melhor desempenho

Todos esses dados apresentados acima estão acelerando a adoção dos dispositivos moveis para treinamentos corporativos, o que nos faz pensar que estamos realmente vivendo na era do Mobile First. 

A ideia do conceito faz todo sentido quando nos deparamos com os números mencionados sobre o uso dos dispositivos móveis, sobretudo quando falamos sobre as atividades organizacionais.  A aprendizagem conquistou mobilidade, deixando de ficar entre as paredes da sala de aula. Hoje, por meio dos smartphones, é possível aprender em qualquer hora e lugar o que resulta em: 

  • Flexibilidade para usuário e empresa;
  • Mais economia para o negócio, poupado de gastos com viagens e estrutura para treinamentos;
  • Produtividade no trabalho através de interações on the job;
  • Maior número de colaboradores treinados ao mesmo tempo.
Os dispositivos móveis garantem a praticidade que buscamos. Mas para que a experiência seja boa, é preciso que a navegação seja projetada para o mobile. 

Pensando desta forma, o desenvolvimento e a arquitetura de uma página a partir do mobile vai garantir e oferecer uma experiência mais completa e agradável para a grande maioria dos usuários que acessam tudo diretamente pelo celular.

Desenvolvido pela MicroPower, o Performa Mobile foi uma evolução natural ditada pelo próprio mercado. Compatível com padrão mundial SCORM 1.2, o MicroPower Performa® Mobile (aplicativo do produto MicroPower Performa®) possibilita o acesso, de forma ágil e prática, às informações de forma simples, em qualquer lugar e a qualquer momento, expandindo ainda mais a oportunidade de aprendizagem, contribuindo para o aumento do desempenho e do desenvolvimento humano, ou seja, da Alta Performance.

Se sua organização busca novos recursos para a capacitação do time de colaboradores, acesse o site da MicroPower e confira nossas soluções. Para saber mais informações sobre o MicroPower Performa Mobile, entre em contato com nossos especialistas.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados