Dicas para aumentar o engajamento em treinamentos corporativos

Sabemos o quanto é desafiador atrair os colaboradores para os treinamentos internos. Quando o tema é complexo, fica ainda mais difícil, não é mesmo? Os funcionários geralmente temem os cursos obrigatórios, considerando-os tediosos e de difícil entendimento. No entanto, por meio da escolha correta de formatos e uma metodologia educacional adequada, é possível simplificar temas complexos para deixar o conteúdo mais “acessível” para o colaborador, atraindo e facilitando o processo de aprendizagem

Os treinamentos online proporcionam a oportunidade de melhorar continuamente seu programa educacional e alocar seus recursos com mais eficiência, deixando-os ainda mais agradáveis para seus funcionários. 

Uma equipe engajada trabalha não só de maneira comprometida com a visão, as metas e os valores de sua empresa, mas, especialmente, motivada e determinada a contribuir para o sucesso do negócio. O mesmo acontece nos treinamentos online. Quanto mais engajada sua audiência está, mais ela fica inspirada a implementar o que está aprendendo em suas atividades do dia a dia. Veja algumas dicas que podem ser aplicáveis em sua organização: 

Situações reais com mecânica de jogo

As atividades do mundo real dão aos funcionários o poder de experimentar diferentes abordagens e aprender com seus erros. Mas você pode torná-los ainda mais envolventes e eficazes, adicionando mecanismos de jogo. Por exemplo, as equipes de vendas devem navegar por um problema de atendimento ao cliente. Isso requer comunicação, resolução de conflitos e habilidades interpessoais, bem como conhecimento profundo das políticas da empresa. Se eles completarem com sucesso a simulação de treinamento online, eles recebem um selo de excelência no atendimento ao cliente ou um certificado que reconhece sua conquista. Os colaboradores recebem feedback adequado, enquanto sua organização é capaz de rastrear pontos e certificados de cada aluno. Como resultado, você pode manter os padrões da empresa e garantir que todos estejam atualizados com os protocolos da organização.

  • Crie regras claras
Os colaboradores devem conhecer todas as regras do jogo, por exemplo, como você espera que eles participem e por que você exige envolvimento ativo. Em outras palavras, o que há de retorno para eles e como isso vai beneficiar a organização e o profissional.  

  • Recompensas devem valer o esforço
O fim deve justificar os meios. É mais provável que os funcionários participem e forneçam o feedback de treinamento online de que você precisa se houver incentivos que valham a pena. É por isso que você deve identificar o que impulsiona e motiva para ter sucesso. Gerar uma competição interna sadia, é uma solução ideal. O segredo é encontrar recompensas que atraiam seu público. Isso requer uma pesquisa completa da audiência que envolva seus históricos, níveis de experiência e fatores motivacionais.

Ótimo para: melhorar a retenção de conhecimento, desenvolver habilidades e estimular o entusiasmo e a participação do público em seu programa de treinamento. 

Integre a aprendizagem móvel

Os smartphones realmente revolucionaram todos os aspectos de nossas vidas, então por que o aprendizado não deveria refletir o mesmo? Para isso, você deverá projetar seu curso para que ele seja responsivo e garantir que seu treinamento funcione perfeitamente em todos os dispositivos.

Além disso, é recomendável desenvolver módulos de microlearning que são ajustados para os tamanhos de tela dos dispositivos móveis. Esses módulos transmitem apenas um tópico abrangente, tornando-os extremamente úteis para fornecer suporte no momento em que o colaborador mais precisar

  • Flexibilidade promove a motivação
Ao invés de ter um treinamento agendado em um dia e hora específica, a aprendizagem móvel permite que sua equipe realize o treinamento no período mais adequado. Quando eles estão ativamente envolvidos em um momento de sua escolha, eles são muito mais propensos a reter informações e ficarem motivados.

  • Geração Y
Por serem conhecidos como “nativos digitais”, as soluções de aprendizagem móvel, responsivas e a flexibilidade de aprender sobre o dispositivo de sua escolha entrarão em sintonia com as gerações tecnológicas. 

Ótimo para: a aprendizagem móvel é uma solução de treinamento altamente poderosa que torna seu programa de treinamento realmente acessível aos alunos quando necessário. Antes de implementá-la, assegure-se de dar à metodologia uma visão abrangente. 

Por fim, considere sempre a escolha de uma equipe especializada em educação corporativa. Ao criar um treinamento online, é necessário que o conteúdo coletado passe por um processo de mediação andragógica, que contempla etapas de reorganização de conteúdos e de adequação, tanto do formato a ser utilizado, quanto da linguagem.

Aqui na MicroPower, sua organização contará com: soluções personalizadas e sob medida, a expertise de uma equipe multidisciplinar e ferramentas de análise, desenvolvimento e aplicação que irão potencializar e facilitar o processo de aprendizagem e Alta Performance do aluno. São profissionais preparados para desenvolver sua estratégia de gamificação através de processos de design instrucional, produção e programação de cursos, trilhas de aprendizagem e a governança dos resultados.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e conheça todas as nossas soluções. 

Ref.: eLearningIndustry, Além do e-Learning, abordagens e tecnologias para a melhoria do conhecimento, do aprendizado e do desempenho organizacional, de Marc J. Rosenberg.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados