Transformação Digital: como manter e envolver sua força de trabalho

Estamos vivendo uma tendência global e, em velocidade exponencial, de uma realidade que vem influenciando as Pessoas, as Organizações, o Governo e a Sociedade

Quando falamos em Transformação Digital, disponibilizar as oportunidades certas de qualificação para a força de trabalho no momento certo, pode ser a chave para o sucesso de uma organização. As empresas devem garantir que elas ajudem os colaboradores a crescer profissionalmente e pessoalmente, a fim de retê-las e envolvê-las.

Em um mundo cada vez mais digital, as habilidades "certas" são a chave para a inovação, produtividade e crescimento de um indivíduo e de uma organização. Por outro lado, a falta de habilidades pode afetar gravemente o engajamento dos funcionários e, consequentemente, a retenção de talentos.

Um relatório de 2017 da Capgemini e do LinkedIn afirma que "mais da metade (54%) das organizações pesquisadas disseram que a lacuna de talentos digitais está prejudicando seus programas de Transformação Digital e que suas organizações perderam vantagem competitiva devido à falta desses talentos. 

Além disso, cerca de 29% dos funcionários pesquisados acreditam que seu conjunto de habilidades é redundante agora ou será nos próximos um a dois anos, enquanto mais de um terço (38%) considera seu conjunto de habilidades será redundante nos próximos 4 a 5 anos.

O efeito imediato da redundância de habilidades e da falta de iniciativas de aprimoramento é, muitas vezes, um difícil atrito. O relatório acrescenta que "mais da metade dos colaboradores talentosos digitalmente (55%) dizem que estão dispostos a mudar para outra organização se sentirem que suas habilidades digitais estão estagnadas em seu atual empregador, enquanto cerca de metade dos funcionários (47%) para migrar em direção a organizações que oferecem melhor desenvolvimento de habilidades digitais ".

A preocupação dos colaboradores com a falta de qualificação profissional deve gerar um alarme entre as empresas, porque, afinal de contas, são elas que suportam o impacto. As organizações enfrentam uma tarefa gigantesca em termos de melhoria da qualidade digital. Considerando que a redundância de habilidades é uma preocupação fundamental entre os colaboradores, é essencial garantir um caminho claro para o desenvolvimento. 

No futuro, a lacuna de talentos digitais continuará a se ampliar e nenhuma empresa poderá se acomodar. As organizações precisam inovar e planejar consistentemente a evolução da força de trabalho. Veja abaixo algumas dicas que pode auxiliar nesse processo de Transformação Digital em sua organização: 

Criando Caminhos de Aprendizado Personalizados

A chave para uma boa estratégia de melhoria da qualificação é criar um plano de Aprendizado e Desenvolvimento personalizado, dependendo das necessidades individuais de aprendizado de cada funcionário. Isso pode ser feito usando o recurso de gerenciamento de competências em um LMS para encontrar as lacunas de habilidades e abordá-las de acordo com o treinamento apropriado. A transferência de habilidades relevantes de acordo com o papel do funcionário e o fornecimento de material didático abrangente é o caminho para o desenvolvimento da força de trabalho. Além disso, buscar oportunidades para implantar uma abordagem de aprendizado combinado para oferecer treinamento de maneira ampla - em vários formatos e usando diferentes abordagens.

Tornar a aprendizagem verdadeiramente em qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo!

Com a chegada da aprendizagem móvel ou m-Learning, os alunos agora têm a opção de aprender em qualquer dispositivo a qualquer momento, conforme sua conveniência. Um aplicativo LMS móvel também permite que os alunos acessem conteúdo de aprendizagem em qualquer lugar e busquem suporte de desempenho no momento exato da necessidade. Da mesma forma, um aplicativo LMS off-line também ajuda muito no fornecimento de treinamento contínuo e ininterrupto, mesmo quando a conectividade com a Internet é limitada ou inexistente. 

Motivar e envolver-se através da gamificação

Embora o treinamento online interativo seja uma ótima maneira de engajar os colaboradores, abordagens como a gamificação contribuem para motivar os alunos de maneira saudável e competitiva e incentivá-los a colocar em prática seus conjuntos de habilidades recém-adquiridos.

Tornando 'Aprendizagem' um Processo Contínuo

As organizações de hoje precisam incentivar uma cultura de aprendizado contínuo para ajudar os funcionários a se manterem competitivos com os colegas, desenvolver habilidades mais refinadas e atender às tarefas cotidianas de uma maneira eficaz. Cabe à empresa encorajar uma cultura de aprendizagem contínua no local de trabalho, oferecendo várias oportunidades de aprendizagem através de workshops colaborativos, vídeos curtos, seminários, conteúdos de microaprendizagem, etc. Um LMS também pode apoiar essa cultura através de conteúdo de formação interna, bem como integrando-se com os mercados de cursos online e vários cursos prontos para uso que estão disponíveis no mercado.

Com tantas interrupções digitais em um ambiente corporativo dinâmico, o aprimoramento é mais importante do que nunca para o sucesso das organizações. As iniciativas de qualificação são uma ótima maneira de preencher as lacunas de habilidades, impulsionar o desempenho dos funcionários e incentivá-los a se manter por mais tempo. 

Como a MicroPower se posiciona no ambiente de Transformação Digital? 

Na MicroPower desenvolvemos plataformas e serviços que permitem aos nossos Clientes capacitarem e melhorarem a performance da força de trabalho que está incorporando estas novas tecnologias, atuando em dois principais fundamentos da Transformação Digital: O empoderamento / capacitação de colaboradores e a gestão da performance.

Colocamos as pessoas no centro da Transformação Digital por meio de aprendizagem personalizada e ampliada, e com as ferramentas adequadas para gerenciar o seu desempenho.

Para alcançar as metas estabelecidas é preciso que os objetivos estejam bem definidos e claros para todos os Colaboradores, com acompanhamento dos indicadores alinhados aos objetivos e metas da Organização, definindo-se assim o foco necessário.

Também desenvolvemos soluções inovadoras de aprendizagem, que permitem que os colaboradores aprendam da forma mais adequada e sempre disponíveis quando tiverem a necessidade deste conteúdo. Entre nossas soluções estão a gamificação (gamification) nos processos de aprendizagem e o desenvolvimento de objetos educacionais sob medida para cada necessidade de nossos Clientes, desde os tradicionais cursos e-Learning, PDFs e vídeos, até novos modelos de aprendizado interativos como realidade virtual e realidade ampliada.

Contem com nosso apoio para suas iniciativas de Transformação Digital. O nosso SUCESSO é, sempre foi e sempre será, o SUCESSO de nossos Clientes e seus colaboradores.


Ref: elearningindustry
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados